O gerente de loja é aquele profissional que gera e administra negócios, bens e serviços. Sua missão é fazer com que a empresa tenha o melhor rendimento possível, possibilitando maiores lucros, que é o objetivo principal de qualquer empreendimento. No entanto, para que alcance esse objetivo, é preciso que ele esteja devidamente capacitado para atuar nesta profissão, ou seja, deve ter todos os conhecimentos necessários sobre o negócio, por exemplo, o ambiente onde a empresa se localiza, as quem são seus fornecedores, quem são seus consumidores, quem são seus concorrentes e, tecnicamente, do trabalho que realiza e do que fazer para melhorar a sua performance, e consequentemente, a da sua empresa.
A pessoa que devemos considerar nosso cliente, levando em consideração a grande maioria dos negócios comerciais, é aquela que representa um grande potencial de compra dos produtos da loja, de forma constante ou repetitiva ? mesmo que em grandes períodos - e para o qual nós, gerentes de loja, estamos dispostos a modificar significativamente nosso negócio.
O cliente começa a analisar a sua loja quando está passando pela rua. Do ponto de vista dele, a imagem é a primeira percepção visual e mental que tem da loja. Essas primeiras impressões sempre influenciam o cliente a entrar ou não. Se esse cliente não entra na sua loja porque não gosta do que vê, é uma oportunidade que você perde de realizar uma venda e de obter lucro. Portanto, preocupe-se em manter o visual de sua loja sempre bem montado, bonito, aconchegante, convidativo e atraente.
Antes de fazer uma roupa infantil, é necessário conhecer várias técnicas de costura, bem como tirar medidas, conforme a idade da criança. Além disso, deve-se conhecer os diversos tipos de tecidos, a modelagem e o corte para que a roupa tenha o caimento perfeito no corpo. De acordo com a modelagem, é que devemos tirar as medidas, das mais simples às mais complexas. Partindo desses princípios, podemos confeccionar tanto roupas infantis femininas, como roupas infantis masculinas.
O segredo da longevidade da roupa de cama em hotéis está na boa gestão das peças. O objetivo da gestão, por sua vez, está na vida útil e a meta na rentabilidade do ciclo de vida do enxoval. Independente do público a que se destina, o enxoval está presente e, diga-se de passagem, em grande quantidade, necessitando então de hábil administração para o controle das peças (roupa de cama, mesa e banho), sob pena de pesar na receita. É certo afirmar, porém, que as roupas de cama não duram para sempre. Sendo assim, o descarte de peças desgastadas e danificadas fazem parte do processo. O que se pode fazer, enfim, a fim de diminuir as perdas, é treinar a governança no sentido de cuidar e organizar o enxoval hoteleiro para que as peças durem o máximo possível.
A ligação entre o cliente e o produto que estamos comercializando passa, necessariamente, pela identidade que criamos para o nosso comércio. Entretanto, para criar uma determinada personalidade para a loja, cabe ao gerente usar determinados recursos e, assim, atrair mais e mais clientes, que têm prazer em entrar em sua loja e comprar os seus produtos.
Quer uma fonte de renda extra? Fabrique e comercialize amaciante de roupas, aquele produtinho mais que especial e muito procurado nos supermercados das cidades, que deixa as peças que nos cobrem, e toda a nossa casa, com aquele cheirinho delicioso. Gostou da ideia? Então vamos ao passo a passo. Antes, porém, atente-se a duas considerações importantíssimas:
O amaciante de roupas é cremoso, deixa a roupa cheirosa, deixa a roupa extremamente macia e, o que é melhor, pode ser feito por você mesma, dentro de sua própria casa. Com todas essas vantagens, não dá para lavar roupas sem o uso dele – não é mesmo? Agora vem a melhor parte: seu custo de produção é baixo, o que favorece quem deseja fabricá-lo ou elaborá-lo para seu próprio uso. Gostou? Então, mãos à obra!
A confecção de roupas faz parte da nossa história desde os primórdios das civilização. Hoje, com a indústria da moda, estar sempre bem vestida, de acordo com as tendências, é o desejo de todas as pessoas. A diversificação do vestir não para, sendo intensos os investimentos no setores de confecção, ateliê, butique, consertos de roupas, indústria têxtil e associações.
Gerente, se o seu Plano de Negócios já está pronto, se você sabe com clareza as suas metas, se tem ideias de como conseguir, ouse. Não faça aventuras mas também não se esconda. Se não arriscar, jamais saberá o gosto da vitória. Pense que você é uma pessoa diferente e que poderá dar passos importantes no sentido de alcançar os seus objetivos. Esteja alerta.