O professor Jonas Pires do Curso CPT de Capacitação de Atendente de Loja — Técnicas de Vendas ensina as melhores dicas para desenvolver o seu marketing pessoal, assim afirma: ''consiste em observar o que admiramos nas pessoas e em aprender com elas a desenvolver as características que as tornam especiais. Adote para si o que nota que as outras pessoas bem-sucedidas fazem de positivo para o trabalho. Isso ajuda no seu crescimento e marketing pessoal''.
O que é marketing pessoal? Eu respondo! Marketing pessoal é fazer a propaganda de si mesmo, é cuidar da sua própria imagem, não apenas a física, mas, principalmente, a comportamental. “Marketing pessoal é o trabalho diário e constante de construir uma história pessoal dentro de um contexto alinhado com suas metas e objetivos”, afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.
Em uma livraria, o sistema de organização e métodos, a coordenação e a objetividade do controle da entrada e saída de livros, bem como o controle de estoque são fundamentais para um eficiente e estratégico atendimento ao cliente. Mesmo em uma pequena empresa, um setor de controle deve ser estabelecido, utilizando-se métodos que garantam informações precisas e atualizadas sobre estoques. Basta proceder ao cadastramento dos livros e à codificação dos exemplares, o que facilitará o andamento da loja, promovendo o sucesso do empreendedor.
O livro é uma ferramenta fundamental na formação e qualificação técnica de profissionais que irão exercer diferentes funções, fomentando o desenvolvimento cultural de um país. Na busca por conhecimento e qualificação, o interesse da população pela leitura tem aumentado de forma considerável, contribuindo para o crescimento do mercado do livro no Brasil, com destaque para as livrarias.
Passaram-se os dias em que o marketing pessoal era aplicado e visto somente como uma estratégia política, falsa e com apenas um alvo específico. Nos dias pós modernos em que vivemos, priorizar a imagem é valorizar os elementos que o levam para o caminho do sucesso. Mas quais seriam esses elementos?
Seja honesto; Não minta; Pague suas dívidas; Seja asseado; Vista-se bem; Estude; Seja gentil e educado com os seus semelhantes; Honre seus compromissos e o nome da sua família; Não engane; Todos esses valores, num passado não muito remoto, eram passados de pais para filhos. Eram exigências que cuidavam e garantiam a boa imagem de um grupo de pessoas ou famílias. O nome que se dá a isto é Marketing Pessoal. No entanto, naquela época, a denominação dada à estes valores era apenas ?Nome?. Havia grande preocupação em se zelar pelo ?nome? da família. Os pais diziam sempre que era preciso fazer o seu nome ou preservar o nome. Isto não era só questão de aparência, mas de brio, orgulho e honra. As pessoas tinham orgulho do seu trabalho, do nome da sua família, e tudo isto era conseguido à força de muita luta que envolvia desde a educação dos filhos até a aparência pessoal. Mantendo limpos sua imagem e seu nome, portas se abriam sem a menor dificuldade. Ainda hoje, ao contrário do que se pensa, esses mesmos valores continuam os mesmos, porém renovados pela modernidade. Eles nos são cobrados a todo momento. Estão implícitos na sociedade e se não seguirmos as regras impostas por ela, nossa imagem é maculada. Temos de ter, cada vez mais, a preocupação de mantê-la limpa e livre de qualquer fator desagradável para que possamos vender nossas ideias e a nossa imagem.Aquele que se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe, que assim, procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente. Segundo os especialistas, ?marketing é o planejamento e a execução de todos os aspectos e atividades, produto ou serviço, em função do consumidor, visando sempre, lucros contínuos e a longo prazo.? Esta é uma definição clássica; mas e quanto ao marketing pessoal? Marketing Pessoal retrata todas as características que fazem com que um indivíduo se apresente bem, de forma idônea, perante a comunidade na qual está inserido. Antigamente, os valores, isto é, o patrimônio, se concentravam nas terras; era rico quem tinha mais terra; mais tarde, era rico quem tinha mais imóveis; hoje, é mais rico quem tem mais conhecimento.
O ensino individual livre é a forma mais autônoma que aluno tem para desenvolver. Entretanto, o estudo livre não pode ser encarado como atividade sem nenhum tipo de direção ou orientação. Sem direcionamento, o estudo livre tem resultados muito menos satisfatórios. Se os estudos supervisionados podem ser encarados como a forma mais básica de ensino centrado no aluno, porque são rotineiros e de aplicação simples, os estudos livres podem ser vistos de forma contrária. Isso ocorre porque, enquanto os estudos supervisionados representam o primeiro passo para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, tendo como característica a supervisão constante do professor, os estudos livres ocorrem quase sem supervisão.
o e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para aumentar o engajamento dos clientes. Com algumas medidas simples, mas poderosas, o e-mail marketing ganha eficiência e gera excelentes resultados. A comunicação no e-mail marketing deve ser objetiva e direta para que o cliente não perca tempo com mensagens extensas e difusas.
O marketing de produto é destinado a criar intercâmbios para produtos ou linha de produtos tangíveis: roupas de cama, produtos para higiene pessoal, automóveis, câmeras fotográficas etc. Para esse tipo de marketing, cabe ao profissional organizar o sistema de ações, os esforços de pesquisas, o desenvolvimento de produtos, a distribuição, reposição, manutenção e o atendimento aos consumidores.
Precisa, precisa sim e muito. Inclusive, as estratégias de marketing para as empresas de serviço, como hotéis, exigem abordagens muito mais complexas do que as do marketing tradicional, você sabia? Sabe por quê? Simples. A qualidade de serviços é mais difícil para o consumidor avaliar do que a qualidade de produtos. Dessa forma, a divulgação boca-a-boca, ou seja, as boas referências de uma pessoa, que já usou os serviços, torna-se mais confiável do que a propaganda da empresa (Kotler, 1998).