Encontradas em praticamente todas as cidades do País, as lanchonetes fazem parte de uma atividade comercial simples de ser implantada e que dispensa grandes investimentos iniciais. Estão inseridas no ramo da alimentação, segmento este que dificilmente será atingido por crises financeiras. Além disto, trata-se de um tipo de comércio onde, diariamente, há certo volume de dinheiro girando em caixa, pois, por suas próprias características, as lanchonetes, raramente, adotam o sistema de vendas a prazo. Por todas estas características, e outras mais, muitas pessoas se sentem mais seguras em investir seu capital neste tipo de atividade, quando o assunto é abrir o seu próprio negócio e prosperar.
Sob a visão moderna, qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades de um cliente, expressas ou implícitas, a um custo competitivo. Neste sentido, tudo deve ser feito de modo a encantá-lo e é exatamente esse encantamento o fator que garante o sucesso de uma lanchonete. Contudo, manter consumidores assíduos e fiéis aos seus produtos ou serviços não é uma tarefa muito simples, principalmente, porque eles são seres humanos e, portanto, cada um têm necessidades diferentes e, muitas vezes, é difícil identificar seus desejos.
Saiba como lidar e o que esperar dos seus clientes na sua lanchonete, a professora Adriana Lara Fonseca do Curso CPT de Treinamento de Atendente de Lanchonete, estudou e elaborou alguns perfis de clientes que são recorrentes nas lanchonetes, e com essa informação podemos pensar em quais são as melhores estratégias de atendimento para aborda-los.
Além de produtos de excelente qualidade e um atendimento perfeito, um ambiente harmônico, aconchegante e extremamente limpo é de grande importância para a captação e fidelização de clientes, garantindo o sucesso das lanchonetes. No entanto, para que um atendente possa desempenhar suas funções de maneira satisfatória, será necessário que a lanchonete ofereça-lhe condições adequadas de trabalho. Portanto, antes de tudo, será necessário que exista uma infraestrutura que seja capaz de facilitar o atendimento dos clientes, permitindo que este seja realizado da melhor maneira possível.
A qualidade de um produto não é feita somente com a adequação do meio ambiente, uso de máquinas, métodos e matérias-primas adequadas. A verdade é que sem o elemento humano nada se produz, e, portanto, ele é quem faz a qualidade de um produto ou de um serviço e é o elemento central na implantação de sistemas de qualidade em qualquer organização. Dessa maneira, todas as pessoas que compõem a organização precisam ser conscientizadas para a qualidade, pois são responsáveis pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Portanto, todas as pessoas que trabalham ou prestam serviços para uma lanchonete precisam estar conscientes da sua importância e da sua parcela de contribuição para se obter uma boa qualidade.
Em restaurantes e lanchonetes é imprescindível que a matéria-prima seja de boa qualidade e que os funcionários contratados saibam inspecionar cada tipo de alimento que chega ao estabelecimento. Isso evitará tanto a contaminação por microrganismos como o desperdício por falta de controle. Matéria-prima é qualquer tipo de produto alimentício que será utilizado na preparação de alimentos para serem servidos ao público.
A capacidade e desenvolvimento dos manipuladores de alimentos e dos gerentes é fundamental para a produção de uma alimento seguro, e para garantir o sucesso do empreendimento.
Nos dias de hoje, qualidade é algo que vem sendo exigido cada vez mais pelos consumidores, seja na aquisição de produtos ou na prestação de serviços. Daí a necessidade de se adotar medidas, visando à preferência da clientela. Além da redução de preços dos produtos, cardápio variado, melhor instalação física e propagandas, é primordial oferecer aos clientes atendimento com qualidade.
O momento exato de decidir se aceita ou se rejeita uma mercadoria é quando esta chega ao restaurante ou à lanchonete. Entretanto, para isso, deve-se verificar alguns aspectos próprios de cada mercadoria, bem como as embalagens. Caso as especificações dos produtos não estejam em conformidade com as dos pedidos, a mercadoria deverá ser rejeitada.
Você sabe quais são os cuidados necessários para evitar a contaminação dos alimentos, principalmente se você os fornece diariamente aos seus clientes? Se ainda não, acredite, deveria, pois um único descuido seu e colocará em risco não só a imagem do seu estabelecimento comercial, como a saúde de seus clientes, e isto não será nada agradável, concorda?