Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.
O processo de aprendizagem é fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui. O seu conhecimento prévio. De fato, podemos compreender aprendizagem significativa como uma mudança no conhecimento já existente. Isso deve ser compreendido tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) e, de grande importância, qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento). A aprendizagem significativa é possível, por meio do diálogo entre professor e alunos e entre os próprios alunos, ajudando-os a fazer conexões entre conceitos não bem interconectados. No entanto, isso ocorre em salas com menor número de alunos. Daí a importância de limitar o tamanho das turmas em disciplinas de grande demanda, mas isso não ocorre na realidade, afirma o professor Per Christian Braathen do Curso CPT de Aprendizagem Significativa.
São diversos os aspectos que devem ser levados em conta, quando se justifica o fato de os alunos causarem sua própria aprendizagem e um deles é o conceito de estilo de aprendizagem. Existe um grande número de fatores que determinam as diferenças de estilo de aprendizagem, que fazem com que a utilização de uma única metodologia de ensino acabe resultando em aprendizagem deficiente, as quais podemos relacionar ao conceito de estilo de aprendizagem. São cinco estas dimensões de estilo
A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.
Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupos). “Outra maneira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio criativo e crítico, exercícios de redação reflexivos, envolvendo os estudantes em simulações e desempenho de papéis”
A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.
As metodologias ativas promovem a concepção da educação como uma maneira de buscar caminhos para que o aluno desenvolva autonomia e autodeterminação nos campos pessoal, social e da aprendizagem, contribuindo muito para o desenvolvimento da consciência crítica. “Para que isso seja uma realidade, as metodologias ativas trabalham a motivação do aluno como ponto central de todo processo de ensino-aprendizagem”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.
Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.
A variação da atenção dos alunos, ao longo de uma aula, é um importante fator que influencia a aprendizagem de forma bastante intensa, embora um aspecto pouco considerado rotineiramente. “Em uma sala de aula onde apenas o professor fala, por exemplo, expondo a matéria no quadro, depois de alguns minutos, o nível de atenção dos alunos começa a cair, ficando quase nulo depois de 50 minutos”
Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa