as habilidades comportamentais, conhecidas no campo profissional como soft skills, são essenciais para uma carreira de sucesso. Atualmente, recrutadores de todo mundo concentram todos os seus esforços em busca de talentos com aptidões comportamentais, como integridade, ética, empatia, adaptabilidade, proatividade e muitas outras.
Ao falar em liderança, precisamos, inicialmente, compreender que não há receita universal. Porém, modelos referenciais existem e são importantes para nortear as ações de quem desejar, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir os processos organizacionais, visando aos melhores resultados estratégicos.
A camareira dá início ao seu trabalho a partir de sua entrada no apartamento, usando o cartão magnético: primeiro, ela deve desligar o ar-condicionado, abrir a porta da varanda, recolher a roupa de cama e banho sujas, deixando-as no carrinho, localizado na porta do apartamento. Em seguida, ela deverá repor os itens de papelaria na mesa da sala de estar e seguir para a varanda, limpando-a e posicionando seus móveis conforme o padrão estabelecido pelo hotel.
Entre as habilidades básicas necessárias ao desenvolvimento de um bom trabalho de servir, destacam-se: conhecer as técnicas do serviço de garçom; buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão; ter domínio das técnicas de venda; conhecer idiomas estrangeiros, para comunicar-se com turistas. Além disso, o garçom precisa seguir algumas regras de conduta e de postura, enquanto estiver trabalhando.
As camareiras estão incluídas no quadro de cuidados primários de um hotel, pois zelam pela comodidade dos hóspedes em seus quartos. São as responsáveis pela limpeza, arrumação e higienização do apartamento, pertencendo ao setor de governança. As funções específicas dessa profissional podem ser divididas em tarefas de limpeza e organização,
É fato dizer que o turismo nunca esteve tão em alta, movimentando cifras antes nunca imaginadas. País hospitaleiro, feliz e dono de muitas maravilhas, o Brasil sempre estará na mira dos olhares do mundo, principalmente daqueles que amam o turismo, amam viajar, amam conhecer novos destinos.
A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível. É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.
Guilherme Magalhães, professor do Curso CPT Empreendedorismo e Inovação, problematiza, ao afirmar que falando de empreendedorismo, é normal que as pessoas associem esse conceito a empresas ou empresários de sucesso, que já nasceram com um dom para os negócios.
Atualmente o setor hotelaria está em expansão no mercado. Além disso, a acirrada competição bem como à exigencia dos clientes exigem que os profissionais desse ramo mostrem eficiência e treinamento adequados.
As rápidas transformações sociais por que passa o mundo, particularmente o Brasil, estabelecem um novo equilíbrio e sentido nas relações de trabalho, transformando-as num processo mais humanizado e, por isso, sujeito a um maior potencial de conflitos, onde as decisões exigem das pessoas, e principalmente das lideranças como é o caso dos gerentes, conduta e habilidades de negociadores permanentes.