A área de crédito e cobrança desempenha um papel cada vez mais importante na empresa. “A concessão de crédito é fundamental para realizar uma venda, que depende cada vez mais do financiamento ao cliente, seja através de recursos próprios da empresa ou utilizando uma operadora financeira”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.
A definição de alguns dos objetivos básicos de crédito e cobrança a serem alcançados em determinado período constitui responsabilidade da diretoria ou da gerência de nível equivalente. Convém lembrar que os objetivos estabelecidos deverão atender e estar de acordo com as políticas definidas pela alta administração.
É na gestão de projetos que podemos mostrar um grande diferencial da sua empresa, mostrando organização e dedicação nos projetos que a empresa assume. O professor José Júnior Lima Alves do Curso CPT de Gestão de Projetos — PMBOK e Métodos Ágeis ajuda a ver o que pode estar te atrapalhando.
Os telemarketings, também conhecidos como call centers, dividem-se em vários tipos, como SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, televendas, suporte técnico e cobrança. Mesmo que a qualidade e o preço do produto sejam atraentes, é o atendimento ao cliente oferecido o elemento considerado diferencial, o grande responsável pelo sucesso nas vendas e, consequentemente, da empresa como um todo. Portanto, trata-se de um setor estratégico, que demanda equipes treinadas para obter alto desempenho.
O cliente caloteiro tem de ser detectado no ato da análise cadastral ou até mesmo durante o atendimento pelo vendedor ou preenchimento da ficha. "Os caloteiros representam muito pouco do universo de clientes e suas ações têm certas características comuns. Elas se manifestam durante todo o decorrer da permanência do cliente na empresa", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1, em Livro+DVD e Curso Online.
A gestão moderna da organização cooperativa constitui o uso de práticas gerenciais coerentes com as características da organização e do ambiente onde ela está inserida.
Em 1995, colocamos em andamento no Sítio do Cedro o PROJETO 1000, com o objetivo de alcançar a produção diária de 1000 litros de leite e uma produtividade mínima de 18 litros por vaca, no ano 2000. Todavia, em março de 1999, já alcançávamos a meta de produção de 1000 litros por dia, porém com uma produtividade de 26 litros por vaca!
As empresas enfrentam um problema de difícil solução - muitas vezes crônico - que se intensifica em momentos nos quais a crise parece mais se acentuar. É o fantasma da adimplência no crédito. Mas para que ela seja reduzida ou eliminada, o empresário precisa aprender a trabalhar com a informação no momento da concessão de crédito, aprender a administrar sua carteira de crédito e como proceder no momento da cobrança.
O primeiro passo no sentido de gerenciar e fazer evoluir o negócio agropecuário é saber medir, de forma real e objetiva, os resultados alcançados e, a partir desses dados, verificar o que precisa ser mudado na busca por maior eficiência. Seja lá qual for a atividade, a avaliação da eficiência produtiva e da rentabilidade do empreendimento rural é feita por meio de diversos parâmetros, também chamados de índices, calculados com base em dados registrados sobre o desempenho da atividade e comparados com metas pré-estabelecidas ou com outros valores de referência.
O que faz um funcionário dar certo e encaixar como uma luva em uma empresa? Qual a solução para a rotatividade de pessoas? A satisfação e a motivação extrapolam os limites da remuneração, e há muito que você pode fazer como gerente.