Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) é coordenado pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. “Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – ao desenvolvimento do País, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle.
A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”
A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente. “A sociedade, em geral, tem consciência da importância da discussão ambiental, embora em diferentes níveis de compreensão e de profundidade. Neste sentido, discutir e debater sobre a proteção do meio ambiente é saudável, mas precisa ir mais longe”, explica
De maneira mais ampla e correta, podemos entender desenvolvimento municipal como "Melhoria na vida das pessoas (desenvolvimento humano), de todas as pessoas (desenvolvimento social), das que estão vivas e das que viverão no futuro (desenvolvimento sustentável)". Segundo Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios, em Livro+DVD e Curso Online, "Como um desdobramento do conceito anterior, cabe destacar ainda, de maneira nítida e mais específica, a preocupação, ou melhor, o cuidado com os aspectos da equidade social, questão ambiental e questão cultural".
A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. Sendo assim, o desenvolvimento sustentado não é centrado apenas na produção, é sim centrado nas pessoas. Portanto, ele deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre. Daí a grande necessidade de se ensinar a nossas crianças o que é desenvolvimento socialmente sustentável nas escolas.
Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.
O que gera riqueza em um município, num contexto econômico, são as atividades produtivas nele realizadas, gerando bens e serviços. Porém, os municípios que encontram dificuldades em comercializar o que é fabricado em suas aglomerações produtivas, dentro ou fora de seu território, tem seu desenvolvimento severamente comprometido. "A venda de produtos oriundos das aglomerações produtivas do município para outros territórios constitui fonte de recursos entrantes na economia, de grande valor para o seu desenvolvimento", afirma Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções, em Livro+DVD e Curso Online.
Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente. Um Impacto Ambiental pode ter causa natural ou resultar de atividades humanas, também chamadas de atividades antrópicas. “Um Impacto Ambiental acontece, se houver um elemento gerador. O elemento gerador se chama Aspecto Ambiental”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso a Distância CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle, em Livro+DVD.
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