Em diversos restaurantes ele é o único profissional que tem contato direto com o público. Uma vez que a opinião dos clientes, frequentemente, está diretamente ligada ao atendimento que recebe, a atitude do garçom é decisiva para a satisfação dos mesmos, podendo levar ao retorno destes, e mais, à indicação do restaurante para conhecidos, o que tem como consequência o aumento dos lucros.
O setor hoteleiro tornou-se uma das atividades mais importantes do terceiro milênio. Dentre os profissionais mais importantes deste setor, destacamos os garçons, que desempenham um papel essencial quanto ao atendimento aos clientes bem como quanto ao sucesso da empresa
As atribulações do dia a dia estão cada vez mais intensas, a sociedade em constantes modificações e o brasileiro, em meio a tantas mudanças tem deixado velhos hábitos no passado e investido em novas formas de se ganhar tempo, dinheiro e reduzir o estresse.
A profissão de garçom, mais do que um nível de escolaridade elevado, exige do profissional conduta e comportamento exemplares e o domínio das técnicas do bem servir, pois esse profissional desempenha um papel essencial no atendimento aos clientes. Daí, surge a necessidade de um treinamento adequado, com a utilização de técnicas padronizadas e modernas, que atendam às exigências dos melhores estabelecimentos, em nível internacional.
As tarefas que devem ser executadas pelos garçons podem variar de um estabelecimento para outro, dependendo do seu tamanho, do número de funcionários e da complexidade do trabalho. No entanto, podemos falar de algumas funções básicas e gerais que são atribuídas ao garçom, que são relacionadas a seguir:
Todo bom garçom deve seguir algumas regras de conduta. Estas, nada mais são que: andar em passo normal no salão, sem correr; falar em tom de voz normal com os clientes, nem alto, nem baixo demais; não falar mal de colegas de trabalho e, ou, da empresa; não comer, beber, fumar, mascar balas ou chicletes no local de trabalho; não utilizar o telefone, equipamentos ou materiais do restaurante para fins pessoais; manter o diálogo com os clientes em um nível formal, nunca entrando em intimidades dos clientes; ouvir o cliente, e só emitir o seu ponto de vista quando lhe for pedido; e não gesticular ao explicar ao cliente sobre um prato.
Em qualquer ramo da atividade humana, o bom relacionamento entre as pessoas é fundamental para que o trabalho seja produtivo. O garçom deve obediência aos seus superiores e respeito aos colegas de trabalho e subordinados. O gráfico abaixo mostra os cargos que podem existir em um restaurante e a relação de hierarquia entre eles. Observa-se que o garçom é subordinado ao maître e tem o commis como seu subordinado.
Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como: com licença, bom dia, boa noite, muito obrigado, entre outras; ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes; ser atencioso com os clientes; ser paciente e tranquilo; ser honesto em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes; ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes; ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho; ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados; ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes; saber trabalhar em equipe; e ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
A mise-en-place das mesas consiste na sua preparação, colocando os utensílios a serem utilizados no atendimento. A mise-en-place torna o ambiente mais agradável, estimulando o cliente ao consumo de alimentos e facilita o trabalho do garçom. O alinhamento é o primeiro passo da arrumação das mesas. As mesas e cadeiras devem ser colocadas nos lugares pré-determinados, de acordo com o planejamento do restaurante. Entre as mesas e cadeiras deve ser deixado um espaço suficiente para a movimentação das pessoas. Recomenda-se manter uma distância de, no mínimo, um metro e meio entre uma mesa e outra.
Mise-en-place é uma expressão francesa que significa arrumar ou colocar em ordem. A mise-en-place do salão inclui todos os passos da preparação do salão do restaurante. As tarefas a serem realizadas são: limpeza e ventilação do ambiente; limpeza de tapetes, janelas, móveis e outros; checagem do funcionamento do sistema de ar condicionado, de iluminação e de som;