A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.
Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.
Em sala de aula, o ensino deve ser visto como um processo dinâmico, no qual a participação do aluno nas aulas é fundamental para o seu aprendizado. Para auxiliar os professores nesta tarefa, atingindo principalmente aqueles que menos aprendem, existe uma grande variedade de formas de como uma informação pode ser levada até o aluno, nas quais diversos canais representacionais podem ser combinados.
Incluir não significa apenas receber o aluno com deficiência nas escolas comuns. Educar de forma inclusiva é encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno individualmente, já que as deficiências interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem. "Se não houver boa vontade por parte dos envolvidos no processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência, qualquer aparato legal não tem valor", afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
Alguns dos sintomas do TDAH são a impulsividade, a inquietude e a desatenção. Assim, os alunos com o transtorno podem ter seu rendimento escolar prejudicado pela dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas. Por isso, é muito importante que os educadores estejam preparados para lidar com essas características, buscando métodos e estratégias pedagógicas eficazes.
O latido é uma das formas de comunicação dos cães e dependendo do cachorro, eles latem para tudo e para todos. Querer que o cão nunca se manifeste é impossível. Como é uma forma de comunicação, existem diversos latidos diferentes para as situações que o cão está vivenciando. Como os latidos de cães, de forma geral, são muito desagradáveis, é necessário conhecer a causa desse latido para poder interferir, corrigindo os excessos de forma correta.
Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.
O ensino remoto ocorre com mais eficiência quando há disciplina e comprometimento por parte dos alunos. Para isso, o professor deve estabelecer algumas regras, em conjunto com a turma, para que todos se vejam como parte integrante de todo o processo. Dessa forma, é possível cultivar bons relacionamentos para uma aprendizagem significativa.
Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações onde professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor. Sendo assim, “a pessoa com ambição de crescer na vida, de conduzir da melhor forma o seu trabalho, ampliando o seu domínio como coordenador, líder, consegue atrair olhares para o seu fazer e torna-se exemplo”, afirmam os professores Marcelo Henrique de Mello do Curso CPT de Como se Tornar um Professor de Sucesso.