Na montagem da floricultura não negligencie nada. Cuide você mesmo de todos os detalhes, conheça tudo, negocie cada item. Faça planos de ação detalhados, e siga-os rigorosamente. É um modo de você aproveitar bem seu tempo. Considere que esse período de abertura e implantação de um negócio vai ser muito importante em sua vida. Concentre-se, dê o melhor de si, faça tudo com o máximo de zelo, pois isso terá repercussões positivas no futuro. Lembre-se de que o resultado final é o que conta. Não deixe de pedir ajuda, se necessário, de buscar novas informações, de procurar a orientação profissional. Por fim, boa sorte! Lembre-se de que a sorte favorece quem trabalha com zelo para atraí-la. Como? Veja as dicas abaixo:
Pensando em começar o seu próprio negócio, entrando para o ramo da floricultura? Saiba, então, que temos muitos bons conselhos para você e, acredite, eles serão muito úteis. Seguindo-os à risca, essas dicas não deixarão seu empreendimento nadar, nadar e morrer na praia, por isso atente-se a eles!
Quer saber o que faz com que uma floricultura desponte no mercado consumidor, mesmo em época de crise, e se consolide dentre as demais como um empreendimento de sucesso? O marketing! E sabe por quê? Simples, se uma empresa não aparece para o consumidor, ela não existe. Se não existe, não realiza bons negócios e, sem bons negócios não há empresa. Simples assim!
“Uma floricultura, como qualquer estabelecimento comercial, deve ser um ambiente agradável para quem vai frequentar, para os funcionários que ali vão para trabalhar e passar pelos menos um terço de suas horas diárias e para os clientes que vão para comprar”, de acordo com o professor José Geraldo Barbosa do Curso CPT de Como Montar uma Floricultura.
Qualquer ocasião é boa para se presentear com flores. No início do século passado, o cultivo de flores era feito apenas em jardins e quintais. Quando colhidas, as plantas eram usadas como ornamento de interiores, praticamente finalizando aí suas funções. Naquela época, a floricultura brasileira era pouco expressiva econômica e tecnologicamente e só começou a crescer no Brasil nos anos 50.
O mercado de flores movimenta U$ 94 bilhões/ano. No Brasil, o valor dessa movimentação é de U$ 2 bilhões/ano, exportando apenas U$ 15 bilhões/ano. Nos últimos tempos, o Brasil apresentou um crescimento de cerca de 20% ao ano, e as expectativas são de contínuo crescimento, visto que o país tem um mercado potencial de 150 milhões de consumidores. A diversificação do mercado produtor, formando polos regionais de comercialização, avanços tecnológicos e a profissionalização do setor são indicadores desse crescimento.
Trabalhar com plantas e flores significa lidar com um produto de pouca durabilidade e bastante frágil, onde os clientes se deixam levar pelo impacto visual, seja das flores em si, dos arranjos especialmente elaborados para finalidades diversas, ou, ainda, seja pela decoração da floricultura. É neste sentido que o leiaute ou o visual, o arranjo e toda a estrutura funcional da loja têm sua grande importância. Levando-se em consideração, então, que o impacto visual exerce tamanha influência sobre a decisão de compra do cliente, fica a pergunta: você, assim como os seus auxiliares, sabe como cuidar de flores?
Cultivar flores é uma atividade rentável para o empresário e beneficia para a sociedade. E uma bela saída que garante a renda do produtor rural. Ao fazer uma análise do quadro de produtividade a rendimentos por hectare de grãos a cereais, no Brasil, chega-se à conclusão que, para a agricultura
As orquídeas podem ser cortadas, embaladas em plástico transparente e comercializadas em floriculturas, vendidas em ramalhetes ou em belíssimos arranjos florais, com a finalidade decorativa. Quando são levadas para lugares mais distantes, as orquídeas são embaladas em caixas de papelão. Os vasos devem ser embalados em plástico transparente resistente, de forma que proteja bem as flores. Em seguida, as orquídeas são colocadas em caixas de papelão e enviadas para os mercados de flores, em caminhões baú.
O mercado brasileiro de mudas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e conseqüente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva: produção, distribuição e comercialização. Esta previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores, com consequente aumento da concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços.