O controle adequado da luz é, sem dúvida, o passo principal para se obter uma fotografia de boa qualidade. Mas isso não basta! É preciso saber como enquadrar o elemento a ser fotografado corretamente, ou seja, fazer uma boa composição da foto. Para isso, é muito importante ter em mente que o elemento que aparecerá na foto será isolado, em parte do cenário onde ele se encontra, diferindo, assim, da imagem captada pelos olhos.
Além da identidade temática da cafeteria, capriche no cardápio e tenha sucesso. Ofereça aos clientes cafés variados. Invista em novos sabores de café e em diferentes formas de servir. Adquira grãos de café dos principais países produtores para garantir o padrão de qualidade da bebida. Bolos, tortas, brownies, biscoitos, sanduíches e salgados ajudam a enriquecer o cardápio.
Se você fosse o seu próprio cliente, o que esperaria encontrar nas intalações de sua cafeteria? Esse é um bom começo para organizar sua pesquisa e fazer o esboço das características físicas do local. Após escolher a localização, conforme as definições do planejamento, é preciso procurar pelo imóvel certo, e em seguida fazer o projeto técnico. Nessa fase, é importante contar com o auxílio de especialistas, como engenheiros e arquitetos, eles serão os responsáveis pela planta técnica. "Antes da elaboração do projeto, é recomendável consultar os órgãos municipais para obter informações sobre normas e exigências técnicas, sanitárias e de segurança", informa a professora Aparecida Campos do Curso CPT de Como Montar e Operar uma Cafeteria.
A higienização dos equipamentos e utensílios de uma cafeteria deve ser feita após o uso e ao final do turno de trabalho. Principalmente quando se trata da máquina de espresso e do moinho, pois se não forem higienizadas adequadamente alteram o sabor do café, além de contaminá-lo com microrganismos. Geralmente, o processo de higienização envolve a pré-lavagem, a limpeza com detergentes, o enxágue e a sanitização.
Os trabalhos realizados em estúdios fotográficos se diferenciam pelas possibilidades que o fotógrafo tem em controlar a luz e, assim, obter uma foto da maneira imaginada. É por isso que os estúdios fotográficos são considerados indispensáveis, quando se pensa em produzir fotos publicitárias bem elaboradas.
Especial - A nova estação chegou e trouxe com ela o clima propício para os apreciadores de um delicioso café quentinho. A bebida combina com qualquer ocasião (formal ou casual) e é sempre bem vinda em todos os períodos do dia. Que tal abrir a própria cafeteria? Mesmo quem não tem o hábito de tomar café, quando chega o inverno, não resiste aos expressos, cappuccinos, machiatos, lattes, mochas, entre outros.
Especial - A compra de equipamentos é um passo fundamental no processo de montagem de uma cafeteria. Entre tantos fatores, como planejamento, instalações, equipe de trabalho, produtos e fornecedores, os equipamentos não são menos importantes para o sucesso das atividades de um estabelecimento alimentício. De bons materiais de trabalho dependerá o preparo de receitas de bebidas de café, bem como de doces ou salgados que serão servidos na cafeteria.
Uma cafeteria, assim como qualquer outro investimento, deve ser capaz de vender e dar lucro. Assim, o empreendedor deverá, antes de tudo, fazer uma análise do mercado e certificar-se que seu investimento será capaz de sobreviver a ele.
O café é consumido diariamente pela grande maioria dos brasileiros, em casa, no local de trabalho, em padarias, lanchonetes e cafeterias de todo o país. É, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta, conhecida e utilizada até no esoterismo, por meio de uma prática chamada de cafeomancia. Muitos povos acreditam que a borra do café que aparece na parede e fundo da xícara pode fazer revelações sobre o futuro da pessoa que o tomou.
Especial - O sucesso de uma cafeteria, assim como de qualquer outro empreendimento, dependerá sempre de um bom planejamento. Ele embasa todas as decisões da empresa, tanto a curto quanto a médio e longo prazos. O empresário não pode deixar de lado nenhuma etapa desse procedimento, entre as informações que não podem faltar estão os resultados da pesquisa de mercado e os dados sobre a localização.