A linguagem pode ser considerada como uma das muitas maneiras que nós, seres humanos, elaboramos para partilhar a vida uns com os outros, para construirmos nossa vida social, cultural e política: as técnicas, as artes, as religiões, a política, a indústria, a caça, a pesca, o dinheiro, os pesos e as medidas, os valores de troca, as formas de vestir e alimentar, os conceitos e os preconceitos, as maneiras como contamos e recontamos nossas histórias, organizamos nossas tradições e memórias, nossas regras, normas, direitos, deveres, valores (DEBORTOLI, 2002).
A relação entre empresa e cliente deve sempre ser a melhor possível. Por conta disso, buscar novas formas de vender que envolvam promover a relação de confiança com os clientes é decisivo para os negócios, pois existem diversas opções similares para todo tipo de produto e serviço e o cliente pode acabar indo para a concorrência.
A experiência de compra do cliente começa no momento em que ele entra na loja física ou acessa a loja virtual à busca por produtos ou serviços com a intenção de compra. Desde o tempo de espera até o momento em que recebe o produto em casa, essa experiência de compra é avaliada. O atendimento, por exemplo, é um dos fatores determinantes para que o cliente volte a comprar na loja.