Engana-se quem pensa que o assunto finanças deve fazer parte somente da vida de adultos.
Dúvidas e inseguranças ao adotar o ensino centrado no aluno são normais. Mas, é importante destacar que os métodos de trabalho individualizados só funcionam se forem adotados princípios de autonomia, iniciativa e da concepção de aprendizagem como um processo ativo.
Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.
Especial - Há peculiaridades correspondentes a cada fase da vida da criança que devem ser consideradas ao elaborar e propor a educação ambiental. Dessa forma, entender o que é a educação infantil e as características da faixa etária a que ela se aplica é primordial para que os professores desenvolvam com sucesso os temas referentes ao meio ambiente.
A educação sexual é um tema de extrema importância para a sociedade e deve ser motivo de atenção dos pais. A abordagem desse assunto na infância deve ser feita de maneira cuidadosa e eloquente. As crianças têm uma visão de sexualidade muito limitada e precisam ser instruídas para crescerem com a concepção correta sobre o assunto.
O dinheiro é muito desejável, já que simboliza poder, autonomia, independência, conferindo, desta maneira, um certo status àqueles que o possuem. Por assim ser, quando pressentem que podem ganhar mais dinheiro ou sentem seu nível ou padrão de vida ameaçados, a maior parte das pessoas, consciente ou inconscientemente, sacrifica valores fundamentais, como saúde, família, amor, educação, amizade, entre outros, para manter um padrão ou estilo de vida que não condiz com sua realidade financeira.
O estudo dirigido tem como principal característica a divisão do conteúdo em etapas, trabalhadas sob a orientação do professor e realizadas com autonomia pelo aluno. Inclui leituras, exercícios e autocorreção, de forma que possa ocorrer a continuidade do estudo com a realização da próxima atividade ou o reinício da mesma etapa, caso o aluno perceba, na autoavaliação, que a aprendizagem não foi suficiente. “De forma resumida, pode-se dizer, então, que o estudo dirigido é indicado para o aprendizado rotineiro de conteúdos completos”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Metodologia de Ensino Individual
Ter um próprio negócio: sonho de muitos, coragem de poucos. O fascínio da autonomia chama a atenção de muitas pessoas. Mas, o medo dos riscos é o pesadelo da maioria. O grande vilão dessa história é a falta de planejamento. Ter conhecimento e dados de pesquisa fazem toda a diferença entre os empresários de sucesso e os que ficam no vermelho.
A principal dificuldade em relação à educação de pessoas com deficiência está no fato de tanto a família quanto os próprios educadores, terem uma ideia cristalizada que restringe a escola e a aprendizagem, de forma geral, à leitura, à escrita e aos cálculos. “O movimento pela inclusão das pessoas com deficiência só se efetivará, de fato, quando as pessoas perceberem que a educação vai muito além dos conteúdos programados por série/ciclo. A inclusão é o ápice da educação. Acolher a diferença implica educar a emoção com inteligência”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”