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Babá: como cuidar de crianças com necessidades especiais

A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.

Educação Ambiental x Educação Ambiental para a Sustentabilidade

A educação ambiental, como instrumento de preservação ou de transformação da sociedade, é objeto de discussão antiga e está novamente no centro das sugestões de redefinições ou reorganizações do pensamento da humanidade. “Desde que começou a ser introduzida mundialmente no ensino, há cerca de 30 anos, porém, ela tem falhado na preparação de indivíduos adequadamente capazes de agir nas questões ambientais, gerando a necessidade da construção de um campo teórico denominado de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), associando as preocupações da Educação Ambiental convencional, com o conceito de desenvolvimento sustentável”

Educação ambiental infantil desenvolve a consciência ecológica da criança

Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.

Por que trabalhar a educação ambiental com crianças?

Se perguntarmos a uma criança urbana de onde vem o leite, as frutas, o arroz, a água e os ovos, é bem provável que ela responda imediatamente que vem do supermercado. O motivo para isto acontecer é simples: falta de contato físico com a natureza, principalmente devido a grande destruição do meio ambiente, e a pouca valorização que o ser humano dá ao mundo natural. Uma das explicações para isso é a crescente urbanização, que afasta o indivíduo da natureza, produzindo uma sensação de desligamento do natural.

Impacto Ambiental x Aspecto Ambiental. Qual a diferença? Como explicar?

A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente. “A sociedade, em geral, tem consciência da importância da discussão ambiental, embora em diferentes níveis de compreensão e de profundidade. Neste sentido, discutir e debater sobre a proteção do meio ambiente é saudável, mas precisa ir mais longe”, explica

Educação infantil: dicas eficazes para lidar com crianças em creches

Lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação com a criança abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas. Esta forma de comunicação abrange tudo o que falamos e de que maneira falamos. Comunicamo-nos com olhares de reprovação ou com sorrisos, com ações, tapas ou abraços, com silêncio, bem como com palavras amáveis ou indelicadas. Ou seja, o adulto tem dificuldade de comunicar-se com a criança, principalmente quando essa comunicação envolve tanto os seus sentimentos como os da criança.

Sou babá. Devo participar da educação da criança?

Assim que você escolheu como profissão ser babá, você também escolheu participar da educação da criança em todos os seus aspectos. É preciso ter tranquilidade e ser paciente para educá-la. Dialogar é muito mais eficiente do que impor as coisas à criança, mas, para isso, é preciso conhecer como funciona o comportamento da criança, estabelecendo regras e limites.

Educação financeira e empreendedorismo nas escolas

Engana-se quem pensa que o assunto finanças deve fazer parte somente da vida de adultos.

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.

Brincar é a principal atividade da criança na creche

A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.

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