WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"e-possivel-tranferia-as-aulas-de-um-cfc-para-outro"

Tipos de aula e seus respectivos conceitos

Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Gestão de sala de aula: funções do docente e do professor gestor

Especial - Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. O professor Per Christian do Curso CPT de Estratégias de Ensino — Estilos de Aprendizagem, diz que ''ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável''.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

Torne suas aulas mais didáticas e interessantes!

Ministrar aulas práticas, rotineiramente, é um desafio para os professores, melhoram o desempenho dos alunos e os tornam mais ativos. Sabemos que não há teoria sem prática nem prática sem teoria. Uma complementa a outra e ambas tornam o aprendizado mais efetivo. Pôr em prática aquilo que é ensinado, teoricamente, nem sempre é fácil, mas é fundamental para o aluno, como ser pensante, criativo que é.

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.

As vantagens da aula expositiva

Entendemos por aula expositiva a atividade na qual o professor discorre sobre um tema, com a ajuda ou não de algum tipo de suporte tecnológico, seja o giz e o quadro, sejam transparências, demonstrações ou recursos multimídia.

Memorização e aprendizado - técnicas para uma boa internalização de estímulos

As pessoas se diferem umas das outras, entre outras coisas, pela forma de se sensibilizarem a deter determinados estímulos. Umas sentem um perfume e lembram de alguém, outras lembram de cenas incríveis da infância, ou, ainda, emocionam-se com o sabor de um alimento ligado a um fato afetuoso do passado. A este fato dá-se o nome de memorização e aprendizado.

Professor - exercite sua liderança, controle a indisciplina e dê uma aula show

Geralmente, ao pensar em aula-show nos vem a mente, primeiro, a imagem do conferencista ou palestrante. Aquele professor autônomo, que tem o dom de dar aulas cativantes para que outras empresas contratem e divulguem seus serviços. Ele sabe que a propaganda feita, boca a boca, por quem assistiu à sua palestra, pode gerar novas contratações e possibilitar caches ou pro-labores mais compensadores. É assim que deve pensar um professor que preza seu espaço entre os bons e os ótimos. Muitas escolas têm professores que atraem alunos e seus nomes são estampados em anúncios e páginas de internet com destaque. Estão na vitrine dessas escolas. Você também pode fazer parte dessa vitrine.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!