A recepção é o primeiro contato do hóspede com o hotel. Ao ser recepcionado e orientado pela recepcionista, o hóspede busca excelência em atendimento. Quando isso acontece, ele certamente voltará a se hospedar no hotel e o recomendará a outras pessoas. Por isso, é tão importante que a recepcionista apresente capacitação de qualidade, além de outras características importantes.
Nos dias atuais, onde as mudanças ocorrem a todo momento, possuir informações e estar preparado para encarar os mais diversos tipos de desafios e competições são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Ao contratar seus funcionários, as empresas não agem de forma diferente, ou seja, elas optam por empregar os mais bem preparados, principalmente quando se trata de recepcionistas.
Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. "Melhora o relacionamento em todos os níveis", afirma Ana Paula Barbosa, professora do Curso CPT Treinamento de Recepcionista. Veja abaixo algumas regras de conduta e boas maneiras que todo profissional, seja ele recepcionista ou não, deve seguir:
A profissão de recepcionista envolve muito o contato com pessoas e o relacionamento com diversas pessoas diferentes. Porém, para conduzir um atendimento de qualidade no estabelecimento é preciso treinamento adequado, nele você aprenderá como lidar com todas as situações que um recepcionista pode enfrentar, a professora Ana Paula Barbosa do Curso CPT de Treinamento de Recepcionista, traz dicas valiosas para te ajudar.
A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível. É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.
O primeiro contato dos clientes com uma organização dá-se através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los. Assim, o recepcionista tem um papel estratégico.
Atualmente, onde as mudanças ocorrem a cada instante, o fluxo intenso de informações e a competição são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Sendo assim, a profissionalização (treinamentos, palestras) dos funcionários torna-se uma ferramenta eficaz para a sobrevivência da empresa dentro do mercado. Da mesma forma, torna-se imprescindível a qualificação da recepcionista, pois este é o ponto de partida de todas as organizações, pois, no momento da recepção, a empresa demonstra do que ela é capaz.
Na hoteleira, o termo conhecido como check-in é designado para a entrada do hóspede em um hotel. Geralmente, quem o recebe é a recepcionista, que tem a tarefa de conferir a reserva, fazer o preenchimento do boletim de ocupação hoteleira, fazer a apresentação das acomodações ao hóspede, bem como a entrega das chaves, entre outros. Entretanto, para que tudo corra bem durante o check-in, é necessário seguir alguns passos importantes. Para isso, a recepcionista deve adotar um comportamento padrão.
O franchising é um sistema de parceria empresarial, no qual a franqueadora cede aos franqueados não só o direito de uso da marca, de seus produtos e serviços, mas também seus conhecimentos de administração, as estratégias para driblar as dificuldades, os caminhos que conduzem aos acertos e o comprometimento com o sucesso da operação comercial. Sendo assim, o franchising é um sistema de transferência de conhecimentos e de informações. Por isso, aprender a trabalhar com ele é um fator determinante de sucesso.
A atual Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Por meio dela, os representantes do povo brasileiro fazem valer as leis que asseguram o exercício dos direitos sociais e individuais dos cidadãos, bem como o exercício dos direitos da classe trabalhadora, tanto do meio rural como do meio urbano, com base nos ideais de igualdade e democracia. Assim foi formulado o artigo 7º da CF/88, visando à melhoria das condições sociais dos trabalhadores.