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As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

Silagem: quais as fases do processo de ensilagem?

No processo de ensilagem é destaca fases importantes. A fase aeróbia, iniciada no enchimento do silo, envolve a colonização de microrganismos aeróbios e anaeróbios, preparando para a fase anaeróbia. Nesta, bactérias ácido-láticas como lactococos e lactobacilos convertem carboidratos em ácidos, baixando o pH. A fase de estabilidade mantém a qualidade com baixa atividade bacteriana. A fase de descarga, ao abrir o silo, traz oxigênio, mas a estabilidade aeróbia inibe microrganismos aeróbios, reduzindo a deterioração da silagem.

Babá: como cuidar de crianças com necessidades especiais

A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

Babás: conheçam 7 doenças ou problemas mais comuns em crianças

A saúde das crianças, assim como a dos adultos e idosos, depende da prevenção contra doenças e da resistência do organismo a elas. Essa resistência, por sua vez, é promovida pelo sistema imunológico, conhecido como sistema de defesa do organismo. É importante que as babás saibam, principalmente aquelas que cuidam de crianças muito novas, que ao nascer os bebês possuem apenas os anticorpos que receberam da mãe durante a gestação e esses anticorpos lhes permitem lidar com germes e microrganismos presentes no meio ambiente, defendendo-os de doenças. Até o nono mês de vida, os bebês gradativamente perdem os anticorpos herdados de suas mães e formam os seus os próprios, através do contato com os microrganismos. Este contato estimula o desenvolvimento do sistema de defesa, atingindo seu amadurecimento por volta de 2 anos de idade.

Fases da criação de pavões: cria, recria, crescimento, jovem e adulto

As fases pelas quais passam os pavões, desde o seu nascimento até a sua morte ou comercialização, quando criados em cativeiro são: cria, recria, crescimento e jovem. A fase de cria tem seu início no primeiro dia de vida e vai até o 30º. A recria inicia-se a partir do 30º e perdura até o 60º dia. A fase de crescimento dura dos 2 meses de vida ao 6º mês de idade dos pavões. A partir de então, os pavões entram na fase jovem. Esta, por sua vez, inicia-se no sexto mês de vida da ave só termina quando os pavões completam 2 anos de idade. A partir de então, ou seja, dos 2 anos de idade, os pavões entram na fase adulta.

Aprendizagem infantil: níveis de construção da escrita

Conforme Ferreiro, a escrita das crianças segue uma linha de evolução na qual podemos considerar três grandes períodos, esclarecendo que o interior de cada um deles comporta subdivisões. São eles: Nível pré-silábico (Distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (Construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (Fonetização da escrita. Tem início quando a criança percebe que existe uma relação entre o que se fala e o que se escreve).

Educação Infantil. Quais os desafios e descobertas nas crianças?

Na Educação Infantil, primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.

A importância do brincar para a criança

De acordo com Luciana Fiel, professora do Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Enfim, as crianças revelam suas visões de mundo e suas descobertas. Nas Diretrizes Básicas da Educação, ressalta que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa. O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais”.

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