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As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

Babá - como cuidar de crianças com necessidades especiais

A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

Babás: conheçam 7 doenças ou problemas mais comuns em crianças

A saúde das crianças, assim como a dos adultos e idosos, depende da prevenção contra doenças e da resistência do organismo a elas. Essa resistência, por sua vez, é promovida pelo sistema imunológico, conhecido como sistema de defesa do organismo. É importante que as babás saibam, principalmente aquelas que cuidam de crianças muito novas, que ao nascer os bebês possuem apenas os anticorpos que receberam da mãe durante a gestação e esses anticorpos lhes permitem lidar com germes e microrganismos presentes no meio ambiente, defendendo-os de doenças. Até o nono mês de vida, os bebês gradativamente perdem os anticorpos herdados de suas mães e formam os seus os próprios, através do contato com os microrganismos. Este contato estimula o desenvolvimento do sistema de defesa, atingindo seu amadurecimento por volta de 2 anos de idade.

Fases da criação de pavões - cria, recria, crescimento, jovem e adulto

As fases pelas quais passam os pavões, desde o seu nascimento até a sua morte ou comercialização, quando criados em cativeiro são: cria, recria, crescimento e jovem. A fase de cria tem seu início no primeiro dia de vida e vai até o 30º. A recria inicia-se a partir do 30º e perdura até o 60º dia. A fase de crescimento dura dos 2 meses de vida ao 6º mês de idade dos pavões. A partir de então, os pavões entram na fase jovem. Esta, por sua vez, inicia-se no sexto mês de vida da ave só termina quando os pavões completam 2 anos de idade. A partir de então, ou seja, dos 2 anos de idade, os pavões entram na fase adulta.

Aprendizagem infantil: níveis de construção da escrita

Conforme Ferreiro, a escrita das crianças segue uma linha de evolução na qual podemos considerar três grandes períodos, esclarecendo que o interior de cada um deles comporta subdivisões. São eles: Nível pré-silábico (Distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (Construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (Fonetização da escrita. Tem início quando a criança percebe que existe uma relação entre o que se fala e o que se escreve).

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.

Por que a fase de socialização é importante para os cães?

Pouco antes do segundo mês de vida, estendendo-se até cerca de quatro meses, inicia-se a segunda fase de desenvolvimento canina, sendo a de socialização. Essa é uma das fases mais importante do filhote, considerando-se o comportamento do animal ao longo de toda a sua vida. “Nessa fase, o filhote já está neurologicamente completo e já possui a capacidade de aprendizado, tanto quanto em outra idade qualquer. Portanto, nessa época, já podemos iniciar os trabalhos de afastamento”, afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso CPT de Adestramento de Cães.

RCN para a educação infantil - o bom desenvolvimento da criança

No Brasil, a maioria das crianças, de famílias com baixas condições de vida, têm um dia a dia bastante difícil, desde cedo trabalham duro, sofrendo abuso e exploração dos adultos. Já outras são protegidas de todas as maneiras, obtendo dos adultos e do governo todo o amparo necessário para que possam se desenvolver da melhor forma possível. Essa discrepância revela o grau de desigualdade social em que nos encontramos. Isso é bastante prejudicial para as crianças, pois elas são profundamente marcadas pelo meio social onde vivem.

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

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