Embora no Brasil, são inúmeras as padarias existentes, dos mais diversos portes, o profissional padeiro bem qualificado está em falta no mercado. Muitos montam uma padaria sem mesmo terem conhecimento em relação à elaboração de pães e derivados, muito menos conhecimentos administrativos e financeiros sobre o negócio. Resultado: em poucos meses fecham suas portas. Entretanto, com a capacitação profissional adequada, o padeiro obterá certamente o tão sonhado sucesso. Uma das estratégias para obter êxito na profissão é a padronização da produção, pois isso permite o padrão qualidade, reduz os custos e evita desperdícios em sua padaria.
Todo mundo conhece alguma padaria em que sempre há um pão quentinho, fresco e feito por um padeiro experiente. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o padeiro não é, necessariamente, o dono da padaria! Há uma grande diferença entre ser o responsável pela produção e o administrador.
Pesquisas da ABIP - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria - apontam que as padarias e confeitarias no Brasil vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em seus dados estatísticos, as padarias, por si só, são as grandes responsáveis pelo intenso faturamento do setor de food service, criando em suas dependências áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados nas hora e, ainda, os novos produtos e variações de receitas. Por trás desse grande sucesso do setor da panificação, no entanto, encontra-se uma figura de grande importância e sem ela nada disso seria possível: o padeiro, a melhor, a maior e a mais eficiente matéria-prima do pão.
A exemplo do que acontece com todos os tipos de alimentos, os produtos panificados possuem uma vida útil limitada, que é estabelecida com base nas características de cada produto. Dessa forma, podemos dizer que o pão é um produto favorável ao desenvolvimento de microrganismos, uma vez que estes necessitam de ar, alimento (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais), água e temperatura adequados para se desenvolverem. E isso é o que encontramos em um pão.
Atuar no mercado de trabalho como um padeiro profissional requer, antes de mais nada, especial técnica e treinamento. O padeiro, estando devidamente capacitado, irá encantar não somente a padaria para o qual presta seus serviços, como também a todos os clientes que frequentam a casa. Com isso, é certo afirmar que, como profissional, ele será respeitado e requisitado por todos.
O pão, alimento que se encontra presente em quase todas as refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares, é apreciado por pessoas nos quatro cantos do mundo e, cada vez mais, vem se apresentando em variedades deliciosas.
O pão já era consumido há cerca de 10.000 anos a. C., era produzido pela mistura de farinha e água, sendo cozida em pedras quentes. Os primeiros pães não continham fermento para promover o crescimento e, portanto, apresentavam forma achatada, crosta dura e miolo macio.
O pão é um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares. Atualmente, nos deparamos com um mercado crescente e inovado, principalmente, no que se refere aos formatos de padarias e aos diversos produtos elaborados.
O pão é um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares. À base de farinha de trigo, desde a sua chegada no século XIX, trazidos pelos portugueses, e espalhados por todo território nacional pelos imigrantes italianos, até hoje, nos deparamos com um mercado crescente e inovador, principalmente no que se refere aos formatos de padarias e aos diversos produtos elaborados.
Existem pessoas que amam o que fazem e se dedicam tanto ao trabalho que, além de contribuírem positivamente para o empreendimento, motivam a equipe de trabalho. A satisfação é um estímulo para ir além das metas planejadas. Esse ambiente traz também, como consequência, mais compras e mais lucros, pois é prazeroso para o cliente procurar produtos, ou seja, a solução dos seus problemas, em um lugar harmônico.