Com muito trabalho e pouco tempo para caminhadas ao ar livre, para manter-se saudável, o homem moderno busca as atividades físicas em academias. A academia de ginástica é uma empresa que está em constante mudança. Para isso, o seu empresário deve pesquisar todas as novidades que estão fazendo sucesso no ramo. Esse investimento é de alto retorno financeiro, pois com saúde não se brinca. Além disso, todos querem ter uma boa forma, principalmente, nos períodos de verão.
Quando se quer montar uma academia, a primeira coisa a se entender é: com o que vou trabalhar? Que produto vou vender? A partir daí, deve-se buscar compreender o que seus alvos/clientes esperam buscar em sua academia de ginástica. Muitos hoje já praticam atividades físicas para melhorar a sua qualidade de vida. Outros pela estética. Outros pela oportunidade de relacionamentos sociais. E, assim, você tem de estar sempre buscando compreender esse aluno/cliente para satisfazê-lo sempre.
O número de equipamentos e instrumentos de uma academia de ginástica pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento e o espaço físico disponível. Mas existe um mínimo necessário para se abrir uma academia de ginástica. Você deve adquirir, para começar, pelo menos um ou dois aparelhos que exercitem cada grupo muscular e, no conjunto, que exercitem toda a musculatura do corpo humano, para satisfazer todas as necessidades dos seus clientes.
Para que a sua academia esteja sempre na vanguarda, é necessário estar atento às tecnologias que o mercado oferece. Participe de feiras do ramo, pesquise na internet e compre livros específicos. A cada dia, surgem novidades tecnológicas que você poderá implantar em sua academia de ginástica e, com isso, estar à frente da sua concorrência.
O possível cliente/aluno ficou sabendo da sua academia por algum dos meios de comunicação e chegou até a frente dela. Ele começa a aprová-la por fora, já desde a rua onde tem facilidade ou não de estacionamento, passando pela fachada da academia até os pequenos detalhes. Se foi difícil estacionar, e a fachada não o agradou e o incentivou a entrar, você já perdeu a primeira batalha. Em seguida, geralmente, o aluno/cliente procura uma academia, seguindo um ou mais dos seguintes itens:
Quando funcionários praticam exercícios físicos como prevenção de problemas causados por atividades repetitivas chamamos de ginástica laboral. Praticada no próprio local de trabalho, essa ginástica fortalece e alonga a musculatura do corpo. Como resultado, a pessoa melhora a postura e evita lesões nas articulações.
“Dependendo da estrutura da academia, pode-se oferecer uma diversidade de produtos muito significativos. Alguns necessitam de grandes investimentos, outros permitem duplicidade de utilidades”, assim como Paulo Lobato, professor do Curso CPT de Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica, nos ensina.