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Pedras preciosas - classificação quanto à dureza, cor, transparência e pureza

Antigamente as gemas eram classificadas em pedras baratas, semipreciosas e preciosas, dependendo da sua cor, sua dureza, sua pureza e raridade. Atualmente, todas as gemas são consideradas preciosas, embora as quatro originais (diamante, rubi, safira e esmeralda) sejam geralmente, mas nem sempre, as mais valiosas. Para avaliar uma gema são necessários profissionais experientes. Por isso, abaixo, seguem alguns conceitos para ajudar quem está começando a lidar com pedras preciosas e quer aprender como conhecê-las e classificá-las.

Lapidação de pedras para decoração: perfil profissional, capital a ser investido e clientela

No processo de lapidação de pedras para decoração, uma pedra bruta é cortada em uma serra apropriada, até se tornar uma bela peça de decoração. Mas não somente isso, a pedra também recebe polimento e riscos próprios de cada peça. E, por fim, ela recebe o verniz que lhe garante o seu brilho. Conforme a criatividade do lapidador, forma-se qualquer peça decorativa, que pode atrair qualquer tipo de clientela, principalmente, turistas estrangeiros, que admiram a beleza de nossos mais belos minerais.

Uma profissão que vale ouro

Quem vê uma peça em ouro pronta, talvez não imagine o grande trabalho que está por trás dela. Boa parte do valor de uma joia vem da mão de obra e não somente dos materiais, ainda que o ouro e as pedras preciosas custem caro. O ourives é o artesão que fabrica objetos em metais preciosos (principalmente ouro e prata).

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

Lapidação pode ser feita com diversas matérias-primas

Lapidação mineral é o processo pelo qual uma pedra bruta é cortada em uma serra própria, se transformando em lindas peças de decoração. Depois, essas recebem polimento, riscos próprios de cada peça, e, em seguida, o verniz, para readquirir brilho. Pode-se formar qualquer peça, dependendo da criatividade do lapidador.

Como tornar a aprendizagem mais significativa?

O processo de aprendizagem é fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui. O seu conhecimento prévio. De fato, podemos compreender aprendizagem significativa como uma mudança no conhecimento já existente. Isso deve ser compreendido tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) e, de grande importância, qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento).

Gemas brasileiras: Esmeralda, Água-marinha, Topázio, Turmalina, Quartzo fumê e Ametista

Em todas as joalherias, as pedras em uma vitrine chamam a atenção. Uma pedra bem lapidada agrega valor a uma joia. Daí a importância do profissional lapidador. Quanto mais capacitado e hábil ele for, mais bela será a pedra lapidada por ele. E, no Brasil, há muitas opções de gemas a serem trabalhadas com destreza pelos lapidadores, como a Esmeralda, a Água-marinha, o Topázio, a Turmalina, o Quartzo fumê e a Ametista, diferindo umas das outras quanto à cor, transparência e dureza.

Kall Marx e a aquisição do conhecimento humano

Kall Marx, filósofo alemão do Séc. XIX, quanto ao que diz respeito à aquisição do conhecimento, defende o pensamento de que a “matéria é anterior à ideia”, portanto, o materialismo sobrepõe-se ao idealismo. Neste sentido, para que o homem consiga adquirir conhecimento, ele necessita ter como base as relações que trava com o mundo.

PCN - o Ensino Médio e as áreas de conhecimento

Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio visam não só difundir os princípios da reforma curricular, mas também orientar o professor para que este faça uso de novas metodologias. Além disso, os PCN buscam a formação global dos alunos para que possam adquirir conhecimentos básicos e possam se preparar de forma científica, tornando-se capazes de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. Da mesma forma, os PCN propõem o desenvolvimento dos alunos quanto à capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, bem como a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

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