Como a maioria das práticas pedagógicas implantadas nas escolas são padronizadas, seguindo procedimentos e cartilhas, desenvolver o potencial criativo dos alunos tornou-se um grande desafio para os educadores, que são os responsáveis por estimular e facilitar a criatividade em sala de aula. Estimular a criatividade, portanto, é um dos eixos norteadores do ensino e da aprendizagem.
Ser criativo é pensar de forma diferente, é ser original justamente por não seguir regras preestabelecidas, é conseguir fazer mais com menos, é ter a capacidade de surpreender as pessoas criando coisas, produzindo e transformando o ambiente de acordo com suas convicções, aspirações e, principalmente, inspirações.
Se o conceito de negócio da empresa está repleto de paradigmas, como esperar contribuições criativas que permitam inovar este negócio? Isso é simples: é preciso criar uma cultura propícia para a liberação da criatividade. “A criatividade começa pela liberação de ideias, e o mais importante é que o clima possa difundir e impregnar pela empresa a aspiração pela criatividade
A sucata pode ser definida como qualquer coisa que perdeu seu uso original, que se quebrou, que não serve mais ou que não tem mais significado. Esse material descartável, pode ser reaproveitado com um pouco de criatividade. Que tal transformar sucata em brinquedos?
Nem todo lixo é lixo, e pode ser reutilizado e reciclado. Com criatividade, o lixo – caixas, rolos, potes e outros – pode tornar-se um grande aliado do professor, um excelente recurso didático que contribui para o desenvolvimento da criança em vários aspectos: a criatividade, o raciocínio lógico-matemático, o conhecimento físico e social, o processo de leitura e escrita, além de despertar a consciência ecológica em nossos alunos
Em épocas difíceis, a melhor forma de o comércio sobreviver à crise econômica é saber usar, como principal arma, a criatividade. Neste momento, você deve estar pensando: para ser criativo, então, basta dar asas à imaginação?
A ação de brincar e o interesse da criança evoluem conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócio-afetivo, seus hábitos culturais. Por meio da brincadeira, a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe, fascinada, coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade.
A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. A arte e a criatividade, cada um irá desenvolver ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça é, sem dúvida, uma boa dose de conhecimentos técnicos.
Para se tornar um professor nota 10, você deve instigar a criatividade dos alunos, ser criativo, ter conhecimento dos conteúdos, investir na formação continuada, entusiasmar, elogiar, ser objetivo, claro, preciso, oportunizar condições de produtividade, de descobertas, entre outros. Para isso, estude e pratique, o máximo possível, as dicas que se seguem. Com isso, certamente você contribuirá para que seus alunos aprendam e potencializem os conhecimentos adquiridos, não para tirar uma nota, mas para utilidade em toda a vida.
Especial - A educação ambiental é introduzida na rotina das crianças por meio de práticas que agregam conhecimento de mundo, estimulam a criatividade e o raciocínio. Para isso, recorre-se à arte e às suas modalidades. Elas se utilizam de materiais e métodos de trabalho já conhecidos e amplamente aplicados pela educação infantil.