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Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

7 tipos de podas em cafeeiros

Antes de realizar podas nos cafeeiros, é importante considerar alguns importantes aspectos, como a idade da lavoura de café, o tipo de cultivar escolhido, a presença (ou não) de pragas e doenças e a população de plantas na área. São 7 os tipos de podas em cafeeiros: decote herbáceo, decote lenhoso, desbrota, desponte, esqueletamento, poda de formação e recepa.

Metodologia de ensino individual livre

O ensino individual livre é a forma mais autônoma que aluno tem para desenvolver. Entretanto, o estudo livre não pode ser encarado como atividade sem nenhum tipo de direção ou orientação. Sem direcionamento, o estudo livre tem resultados muito menos satisfatórios. Se os estudos supervisionados podem ser encarados como a forma mais básica de ensino centrado no aluno, porque são rotineiros e de aplicação simples, os estudos livres podem ser vistos de forma contrária. Isso ocorre porque, enquanto os estudos supervisionados representam o primeiro passo para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, tendo como característica a supervisão constante do professor, os estudos livres ocorrem quase sem supervisão.

Manutenção de jardins: podas de limpeza e formação

Basicamente, um jardim bonito e bem cuidado precisa de dois tipos de podas: as de limpeza e formação. Em todas elas são necessárias algumas ferramentas. A tesoura de poda é a principal delas, podendo ter lâmina curva ou lâmina reta, todas as duas com a mesma função. Servem para podar qualquer tipo de ramo, desde os herbáceos mais grossos, até os lenhosos mais finos. "O melhor corte é obtido com a parte interna das lâminas, nunca como bico da tesoura. Com a parte interna, o corte é feito com maior firmeza", afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, em Livro+DVD e Curso Online. Com relação à manutenção, o único cuidado é fazer uma boa limpeza após o uso, em seguida aplicar anticorrosivo e óleo de máquina nas juntas.

Quais frutas meu cão pode comer?

Além de doces e suculentas, as frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais e podem ser fornecidas ao cão. Entretanto, nem todas as frutas podem ser consumidas pelo cachorro, pois podem ser tóxicas, como é o caso da uva. Até mesmo as frutas permitidas para cães podem não ser recomendadas em casos de diabete canina. Já os cães saudáveis devem consumi-las moderadamente.

Café Conilon: tipos de poda e restos de cultura

Após colheitas sucessivas, os ramos produtivos do cafezal reduzem seu vigor, não havendo crescimento compensatório para a manutenção de produtividades satisfatórias, tornando-se necessária a realização de algum tipo de poda para acelerar a eliminação dos ramos pouco produtivos. A poda traz as seguintes vantagens para o cafeeiro:

Como podar acerola?

A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos. "A poda de formação tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa", afirma Dr. Flávio Alencar Araújo Couto, professor do Curso CPT Produção de Acerola. Quando a planta estiver com 50 a 60 cm acima do nível do solo, faz-se um desponte, a fim de diminuir a dominância apical sobre os ramos principais.

As metodologias ativas e o desenvolvimento da consciência crítica

As metodologias ativas promovem a concepção da educação como uma maneira de buscar caminhos para que o aluno desenvolva autonomia e autodeterminação nos campos pessoal, social e da aprendizagem, contribuindo muito para o desenvolvimento da consciência crítica. “Para que isso seja uma realidade, as metodologias ativas trabalham a motivação do aluno como ponto central de todo processo de ensino-aprendizagem”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Chefia e liderança na fazenda - o líder e a relação de poder na equipe

O poder de influência não depende do exercício de cargos formais. Ao contrário, ele é o poder concedido pelos influenciados e envolve admiração, aceitação e prestígio pelo reconhecimento da competência.

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