Para atuar como florista, o profissional deve ter habilidade manual, criatividade e muito, muito capricho. Ser um florista é ter, antes de mais nada, forte interesse por flores e bom senso estético. É ter visão normal para cores, boa coordenação motora, e não ser, de forma alguma, alérgico à flores.
Tornar a sua empresa mais visível em buscas on-line, mais autoridade no mercado, expansão dos negócios, relacionamento com os clientes e aumento nas vendas: são diversas as razões pelas quais você deve criar um domínio próprio para a sua empresa. Entenda!
O poder de influência não depende do exercício de cargos formais. Ao contrário, ele é o poder concedido pelos influenciados e envolve admiração, aceitação e prestígio pelo reconhecimento da competência.
As padarias precisam contratar um responsável técnico? Sim, precisam. Por quê? Simples: segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Resolução RDC, nº 216 de 15/09/2004 determina que todo estabelecimento de gêneros alimentícios deve ter um responsável pelas atividades de manipulação de alimentos, o qual deverá ter comprovadamente participado de Cursos de Capacitação, nos seguintes temas:
Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como: com licença, bom dia, boa noite, muito obrigado, entre outras; ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes; ser atencioso com os clientes; ser paciente e tranquilo; ser honesto em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes; ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes; ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho; ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados; ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes; saber trabalhar em equipe; e ter respeito por seus superiores, pelos colegas de trabalho e pelos clientes.
Profissionalismo é a palavra-chave para atuar no ramo de festas infantis. O organizador de festas infantis deve ter um sentido muito aguçado, para perceber quais são os anseios do cliente e ajudá-lo em suas escolhas, pois, muitas vezes, ele está querendo realizar um sonho. Por isso, não basta montar uma empresa por já ter organizado aniversários inesquecíveis. O negócio exige perfil profissional. Da mesma forma, é importante ter agilidade, ser capaz de organizar festas de todos os tamanhos e praticar preços acessíveis.
Saber estabelecer metas e fazer um planejamento para alcançá-las é uma competência fundamental para qualquer empreendedor. “Se você não sabe onde quer chegar (meta), qualquer lugar serve, e se você não sabe quais ações deve ter (planejamento) para alcançar seus objetivos, você definitivamente não está no controle da sua vida”, afirma Thiago da Rocha Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.
Para falar em público, um momento dramático para muitas pessoas, você não precisa ser um exímio orador, ter aquela eloqüência toda e ser dono de um requintado vocabulário. Basta dominar o essencial em termos de práticas de apresentação, ter um certo nível cultural com devido conhecimento de causa, ser observador, ler, saber ouvir, ter uma boa dicção, ser desinibido para falar e expressar-se.
Congressos, seminários, palestras, formaturas, aniversários, dia dos namorados dentre inúmeros outros, são eventos em que, normalmente, é requisitada a atuação de floristas para confecção dos arranjos florais, usados na decoração.
Toda propriedade rural, por mais simples que seja, é uma empresa, um negócio. E como todo negócio, para ter sucesso e prosperar, precisa ser bem administrado. Uma propriedade bem administrada precisa ter uma força de equipe de trabalho qualificada, bem treinada, desenvolvida e satisfeita com aquilo que faz. Caso contrário, ela terá dificuldades em atingir o sucesso financeiro, com eficácia e eficiência.