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PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Temas transversais e interdisciplinares na educação

Na educação temos transversais e temas interdisciplinares que são abordados nas aulas, para um professor trabalhar com temas assim pode ser um desafio, porém há uma grande riqueza nesses temas e eles fazem total diferença na formação dos alunos. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, ajuda você professor ou professora a como enriquecer seus conteúdos de aula com as melhores práticas pedagógicas.

Saúde: tema transversal para o ensino fundamental I

No dia a dia, a criança é influenciada a todo o momento pela temática saúde, seja ela vista de forma individual ou de forma coletiva. Tanto que o tema faz parte do currículo do ensino fundamental, de uma forma bastante intensa, abordada direta ou indiretamente em diversas disciplinas. Os PCN preveem que os conteúdos de saúde sejam integrados aos demais conteúdos, em uma relação de transversalidade, para que a prática educativa seja impregnada pelo tema, de forma global e abrangente.

PCN - o Ensino Médio e as áreas de conhecimento

Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio visam não só difundir os princípios da reforma curricular, mas também orientar o professor para que este faça uso de novas metodologias. Além disso, os PCN buscam a formação global dos alunos para que possam adquirir conhecimentos básicos e possam se preparar de forma científica, tornando-se capazes de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. Da mesma forma, os PCN propõem o desenvolvimento dos alunos quanto à capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, bem como a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

Orientação sexual: onde falar sobre isso, em casa ou nas escolas?

Para muitos educadores, a sexualidade deveria ser um assunto para ser abordado somente em família. Por outro lado, para muitos pais, ao contrário, as dificuldades em abordar esse tema em casa, em um ambiente tão carregado de emoções como o familiar, indica que a presença da escola é fundamental, quando o assunto é sexo.

Sexualidade infantil: como abordar o tema na escola?

A sexualidade infantil começa a se desenvolver desde os primeiros dias de vida da criança e vai se manifestar de formas diferentes a cada momento da infância. É importante destacar também que a sexualidade é construída como qualquer conhecimento, a partir das possibilidades do indivíduo e da interação com o meio social e a cultura que o cerca. É essa interação que torna o papel dos adultos tão importante, com enorme influência sobre esse processo de construção da sexualidade.

Decoração de bolos: inspire-se nos formatos, tamanhos, cores, sabores, recheios e temas

Nota-se que a criatividade humana tem tomado proporções inimagináveis e quando se trata da arte de confeitar, então, chega a ser deslumbrante. Muitos são os eventos em que nos deparamos com belíssimos bolos e tortas decorados, encantando pessoas e marcando os eventos especiais. Sempre produzidos com muito amor e capricho, os bolos e tortas confeitados destacam-se por seus inúmeros formatos, tamanhos, cores, sabores, recheios e temas. A quem se deve tudo isso? Você me pergunta, e eu respondo: ao confeiteiro, que com algumas técnicas de decoração, grande imaginação, amor pelo que faz, equipamentos de trabalho adequados, e grande experiência na arte de decorar conseguem fazer com que um simples objeto simbólico se transforme em um grande astro!

Como apresentar o tema meio ambiente a alunos do ensino fundamental

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que esse tema seja integrado as demais disciplinas, pois assim proporciona-se uma visão abrangente do tema. Sendo assim, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental 1,  oferece capacitação aos educadores que para alcançar esses objetivos primam sobretudo pela qualidade do ensino-aprendizagem e visam introduzir esse tema de forma apropriada em suas aulas. Vários tópicos que ajudarão não apenas no treinamento e preparo dos profissionais da educação como também no desenvolvimento das aulas. Confira abaixo parte do que o conteúdo do curso traz.

PCN - o Ensino Fundamental I e as áreas de conhecimento

Antes de 1996, o ensino fundamental I seguia as normas da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da educação, que visavam à formação dos alunos nos mais diversos âmbitos, potencializando sua autorrealização, sua preparação para o mercado de trabalho, bem como sua conscientização da cidadania. Da mesma forma, essas diretrizes estabeleciam um currículo educacional, com núcleo comum a todos os níveis da educação básica, contanto que respeitasse as peculiaridades locais e as diferenças individuais dos alunos. Com a elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, surgiu a necessidade de se elaborar parâmetros claros no campo curricular, que pudessem orientar as ações educativas, com base nos ideais democráticos, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Como ensinar o tema trânsito nas escolas

A conversa de roda é uma excelente estratégia que permite que a criança se apresente e se revele como um ser em construção, no convívio social com a turma e com o conhecimento de mundo. É nesse ambiente de descontração e democracia que o professor deverá inserir o trânsito em sala de aula, selecionando textos infantis, ou deixando fluir as histórias de cada aluno, quando compartilham vivências do dia a dia, sobre o tema.

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