Uma padaria dá ou não dá lucro? Esta é a pergunta que muitos empreendedores se fazem todos os dias, sejam eles iniciantes no ramo da panificação ou não. A resposta a esta pergunta está na forma de gestão e administração da empresa, ou seja, se bem gerida, a padaria tende ao caminho do lucro e se mau administrada ela apresentará queda constante da lucratividade e, portanto, fracassará. A preocupação dos empreendedores com relação a queda da lucratividade é mesmo válida, visto que o mercado, cada vez mais dinâmico, concorrido e implacável, exige não só produtos de boa procedência e qualidade, como excelência no atendimento e na prestação de serviços. Neste sentido, tudo tem de ser perfeito, já que o menor erro ou um pequeno descontentamento é o suficiente para que os clientes troquem a sua padaria pela do concorrente. Além disto, a situação fica ainda pior quando o empresário percebe que apesar de fazer o seu melhor, sua panificadora apresenta uma lucratividade cada vez menor. Neste caso, são muitas as variáveis que devem ser levadas em consideração. Entre elas, destacam-se:
Independente do tipo de padaria (padaria tipo boutique, padaria de serviço, padaria de conveniência e pontos quentes), outra classificação que podemos fazer é quanto a seu porte , o que deve ser feito, levando-se em consideração o volume diário de produção. As padarias serão consideradas de pequeno porte quando fabricarem, no máximo, 450 pães francês, de 50 g cada, por hora de funcionamento. Serão de médio porte, se esta quantidade for de até 750 pães por hora e de grande porte, quando fabricam até 1.500 pães de 50 g cada, por hora de funcionamento. Para escolher qual o porte da padaria, é preciso que se faça uma análise de mercado.
A história nos mostra que o pão é conhecido do ser humano há, pelo menos, 7 mil anos antes de cristo. No Brasil, o pão foi introduzido ao nosso cardápio bem mais tarde, trazido pelos Europeus, no século XIX, mas foi no século XX, que o ramo da panificação expandiu no país. Os produtos de padaria caíram no gosto dos brasileiros de tal forma que hoje fica difícil acreditar que exista em todo o continente uma cidade que não possua padaria. Para acompanhar a evolução do mercado e as inúmeras exigências do consumidor moderno, as padarias devem, atualmente, oferecer uma gama de produtos (industrializados ou artesanais), deixando para trás o velho conceito de só oferecer o tradicional pão francês, do pão doce e do pão sovado, tão apreciados pelos brasileiros.
As padarias no Brasil destacam-se como excelente negócio quando comparadas ao resto do mundo. Quando administradas com criatividade, as panificadoras conseguem diversificar e agregar valor aos produtos. Atualmente, a maioria das padarias brasileiras possuem extensa variedade de produtos panificados, confeitaria, conveniência, adega, restaurante, pizzaria, entre outras opções apresentadas aos consumidores que as frequentam. Tamanha variedade a serviço do público garante não só o aumento das vendas, como também geram lucro às panificadoras e, ainda, garante o emprego de muitas pessoas. Com algumas medidas simples, saiba como é possível aumentar o volume de vendas da sua empresa:
Montar uma padaria não significa apenas produzir e vender pães. Também é importante saber conceitos básicos de gestão para que os negócios gerem bons resultados. Além disso, a equipe deve apresentar a melhor capacitação profissional para que a padaria se torne um diferencial no mercado, principalmente no atendimento e na qualidade dos produtos.
Abrir uma padaria deixou de ser apenas abrir um local para o comércio de pães e alguns doces. Atualmente, as novas tendências sugerem itens que agradem aos mais diferentes paladares: tortas com recheios inusitados, doces fit, pães sem glúten e/ou sem açúcar, itens feitos de forma artesanal... São muitas as opções para quem se interessa pelo ramo de padaria.
Ser dono de padaria requer preparo, comprometimento e jogo de cintura, pois trata-se de um negócio bastante complexo, com alta competitividade. Dados coletados pela Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, demonstram que, apenas em São Paulo, existem mais de 12 mil padarias.
Se você ainda não for do ramo da panificação, terá de aprender muito sobre a administração e o gerenciamento de uma padaria, e o melhor caminho a seguir é pesquisar, é conversar com as pessoas que já trabalham no meio e questionar sobre todas as dicas de como ganhar dinheiro com a padaria. O objetivo dos investidores têm de ser este mesmo, estabelecer focos e metas para, com eles, aprender como se obtêm lucro com a exploração empresarial de padaria.
A monta pode ser feita o ano todo, com os reprodutores sendo mantidos junto às matrizes durante todo o tempo. Entretanto, na criação de caprinos de corte pode ser escolhido um período específico para a monta, com duração pré-definida, em épocas mais favoráveis à fertilidade das fêmeas, e também em função da definição de períodos mais favoráveis ao nascimento das crias, em função da disponibilidade de forragem nas pastagens. Além disso, a concentração da atividade reprodutiva determina, também, a concentração dos nascimentos, permitindo a produção de lotes de animais mais padronizados para o abate. Essa concentração da atividade reprodutiva é chamada de estação de monta.
São dezenas, centenas, milhares de padarias distribuídas em todo o território nacional, o que nos mostra o quanto esse setor é concorrido. Por esse motivo, a padaria deve apresentar um diferencial competitivo que a destaque dentre as demais. Além do árduo trabalho, é preciso preparo, comprometimento e paixão por esse tipo específico de negócio. Este é o caminho para o sucesso!