O gerente de loja é aquele profissional que gera e administra negócios, bens e serviços. Sua missão é fazer com que a empresa tenha o melhor rendimento possível, possibilitando maiores lucros, que é o objetivo principal de qualquer empreendimento. No entanto, para que alcance esse objetivo, é preciso que ele esteja devidamente capacitado para atuar nesta profissão, ou seja, deve ter todos os conhecimentos necessários sobre o negócio, por exemplo, o ambiente onde a empresa se localiza, as quem são seus fornecedores, quem são seus consumidores, quem são seus concorrentes e, tecnicamente, do trabalho que realiza e do que fazer para melhorar a sua performance, e consequentemente, a da sua empresa.
A pessoa que devemos considerar nosso cliente, levando em consideração a grande maioria dos negócios comerciais, é aquela que representa um grande potencial de compra dos produtos da loja, de forma constante ou repetitiva ? mesmo que em grandes períodos - e para o qual nós, gerentes de loja, estamos dispostos a modificar significativamente nosso negócio.
O cliente começa a analisar a sua loja quando está passando pela rua. Do ponto de vista dele, a imagem é a primeira percepção visual e mental que tem da loja. Essas primeiras impressões sempre influenciam o cliente a entrar ou não. Se esse cliente não entra na sua loja porque não gosta do que vê, é uma oportunidade que você perde de realizar uma venda e de obter lucro. Portanto, preocupe-se em manter o visual de sua loja sempre bem montado, bonito, aconchegante, convidativo e atraente.
A ligação entre o cliente e o produto que estamos comercializando passa, necessariamente, pela identidade que criamos para o nosso comércio. Entretanto, para criar uma determinada personalidade para a loja, cabe ao gerente usar determinados recursos e, assim, atrair mais e mais clientes, que têm prazer em entrar em sua loja e comprar os seus produtos.
Gerente, se o seu Plano de Negócios já está pronto, se você sabe com clareza as suas metas, se tem ideias de como conseguir, ouse. Não faça aventuras mas também não se esconda. Se não arriscar, jamais saberá o gosto da vitória. Pense que você é uma pessoa diferente e que poderá dar passos importantes no sentido de alcançar os seus objetivos. Esteja alerta.
Antes de abrir uma loja de aquários, é muito importante que o novo empresário tenha consciência de que o início de qualquer empreendimento comercial não depende apenas de investimentos financeiros, mas demanda tempo, e principalmente conhecimento dos procedimentos legais. Para se ter uma ideia, no Brasil, mais de 50% das microempresas não passam do primeiro ano de existência. Muitas vezes, isso acontece porque o empreendedor não seguiu a legislação vigente.
No Brasil, constata-se que 95% das panificadoras são micro e pequenas empresas, gerenciadas por membros de uma mesma família. Cada empresa, por sua vez, apresenta métodos de gestão diferentes, quem podem levá-las ao sucesso ou ao fracasso. Mas em um ponto, todas são muito parecidas: tentam, cada qual à sua maneira, sobreviver à concorrência e continuar operante no mercado.
Com o mercado do comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio abrindo uma loja virtual. Mas você sabe no que é preciso estar atento antes de se aventurar neste mundo? Saiba, então, todas as informações necessárias para se abrir um e-comerce.
Quando um cliente para na porta de uma loja, isso significa que o visual, a vitrine, já o atraiu. É um bom sinal. Mas, só vai virar lucro se ele concretizar uma compra. No entanto, o mais importante não é realizar uma venda a esse cliente, e sim fazer com que ele volte a adquirir o seu produto ou serviço no futuro. Mas, afinal, se o visual apenas incentiva, mas não é tudo, o que motiva os clientes a comprarem em determinada loja e não em lojas concorrentes? As respostas a esta pergunta são bem simples: além do excelente atendimento, o boca a boca, o mercado e o preço.
Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso CPT Gerenciamento de Tempo, destaca que gerenciar o tempo é essencial para se tornar mais produtivo tanto no trabalho quanto na vida pessoal. As pessoas realizadoras que conseguem sucesso são as que tem maiores cuidados na administração de seu tempo, pois elas percebem que o tempo é seu limite.