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Pequenas empresas - proteja sua empresa dos crimes cibernéticos

Preocupar-se em manter em funcionamento um bom antivírus nos terminais da empresa, já não é mais uma medida de segurança suficiente. Para se precaver melhor dos ataques mal intencionados dos hackers, a empresa também deverá estender sua preocupação para firewells, criptografia, computação em nuvem, entre outras políticas de privacidade de uso da internet, principalmente redes sociais. Tudo é válido quando o assunto é a segurança dos dados sigilosos dos clientes, seja de uma pequena ou grande empresa. As técnicas de ataque dos infratores cibernéticos vêm mudando substancialmente nos últimos anos. Essa prática caracteriza, nada menos, que um grande crescimento do crime organizado, vendendo e comprando informações capturadas de empresas que em algum momento se descuidaram ou que não usaram as medidas de segurança adequadas. Por isso é tão importante para as empresas se protegerem contra os crimes praticados na internet e com medidas básicas é possível se blindar.

Pequenas empresas - dicas para evitar problemas com a Lei Anticorrupção

No Brasil, há incontáveis situações em que as "portas se abrem" facilmente para a entrada da corrupção. Paga-se e recebe-se propina em vários momentos, como em licitações, na liberação de alvarás, na prestação pública de serviços, entre outras. Tentando eliminar as fraudes e combater esse grande mal que afeta não só o ambiente empresarial, como também o consumidor, desde o dia 29 de janeiro deste ano, o governo pôs em vigor a Lei nº 12.846, também chamada de Lei Anticorrupção, válida para todos os tipos e portes de empresas. Nesta nova lei, as pessoas jurídicas são responsabilizadas e punidas severamente por atos fraudulentos contra a administração pública. Como punição, a empresa pode pagar multa de até 20% do seu faturamento bruto do ano anterior, excluindo os impostos, reparação integral do dano causado, ter sua punição publicada em um veículo de grande circulação, ser proibida de receber empréstimos bancários de instituições financeiras públicas, perda dos bens ou dos valores obtidos em decorrência da infração, suspensão das atividades da empresa e até ter a empresa dissolvida. Portanto, para evitar problemas com a Lei Anticorrupção é importante seguir algumas dicas, tais como:

Pequenas empresas - dicas para sobreviver aos primeiros dez primeiros anos de vida

Pesquisas recentes do Sebrae e do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) mostram que mais de 40% dos brasileiros gostariam de ter o seu próprio negócio, porém, 35% deles têm medo de fracassar nos primeiros dez anos de vida. Medo válido e justificável, visto que as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) comprovam que 48% das pequenas empresas brasileiras, de fato, não conseguem sobreviver até os três anos das empresas. Mesmo assim, apesar de tantos dados negativos, a taxa de empreendedorismo no país vem crescendo muito nos últimos anos e a cada cinco minutos, um novo negócio é aberto em território brasileiro.

Gerenciamento da produção de pequenas empresas

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias, ressalta que a melhor estratégia para administrar uma indústria, considerando a oferta de produtos e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura tem desafiado os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos no mercado, com a máxima qualidade e com o menor preço.

Quais aplicativos podem facilitar o gerenciamento de uma empresa?

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, destaca que a melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço.

O valor do capital humano para as pequenas empresas

Investir no capital humano é, sem dúvida, uma das chaves para o sucesso de uma empresa. Colaboradores satisfeitos e entusiasmados promovem o crescimento de um empreendimento, criam laços de afetividade entre os demais funcionários, ajudando-os no que for preciso para executar uma tarefa, criam um ambiente de trabalho harmônico, exercem suas atividades com gosto e alegria, zelam pelo nome e vestem a camisa da empresa, enfim, fazem do seu local de trabalho uma extensão da sua própria casa.

Capital de giro - administração financeira na pequena empresa

A conceituação do capital de giro apresenta diferentes interpretações, dependendo dos critérios utilizados e do objetivo das análises. Corresponde a uma parcela de capital aplicada pela empresa em seu ciclo operacional, assumindo diferentes formas ao longo do processo produtivo e de vendas. O ciclo operacional é o período decorrente entre a aquisição de matéria-prima ou mercadoria, até o recebimento das vendas. Por exemplo, um recurso disponível em bancos pode ser aplicado inicialmente em estoques, voltando para os bancos, se a venda for à vista, ou duplicatas a receber, se venda for realizada a prazo.

Administração financeira - o planejamento e sua importância nas pequenas empresas

Todo planejamento visa conhecer e atender as necessidades, sejam elas internas ou externas. No entanto, sabendo-se que o cliente é o único relacionamento que gera receita e pode, se bem trabalhado, gerar lucro, eis aqui a grande importância do planejamento e das boas práticas de administração, nas pequenas empresas.

Padaria: mão de obra e operacionalização de pequenas empresas

As micro e pequenas empresas, incontáveis padarias espalhadas por todo o país, geralmente são empresas familiares, isto é, são administradas e operacionalizadas pelos membros de uma mesma família. Sua operacionalização costuma ocupar todo o tempo das pessoas, exigindo da mão de obra dedicação exclusiva.

Administração de pequenas empresas - estratégia de promoção

A promoção é outra variável controlável do composto mercadológico, com significado de comunicação. Neste caso, a empresa deve preocupar-se com as várias formas, que sejam eficientes, para informar os consumidores a respeito de seus produtos ou serviços e a formação da própria imagem da empresa. São várias as possibilidades para realizar este trabalho. Contamos com propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, merchandising e relações públicas.

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