O ensino fundamental e o ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. “O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Saúde - Tema Transversal - Fundamental I, em Livro+DVD e Curso Online.
A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.
Antes de 1996, o ensino fundamental I seguia as normas da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da educação, que visavam à formação dos alunos nos mais diversos âmbitos, potencializando sua autorrealização, sua preparação para o mercado de trabalho, bem como sua conscientização da cidadania. Da mesma forma, essas diretrizes estabeleciam um currículo educacional, com núcleo comum a todos os níveis da educação básica, contanto que respeitasse as peculiaridades locais e as diferenças individuais dos alunos. Com a elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, surgiu a necessidade de se elaborar parâmetros claros no campo curricular, que pudessem orientar as ações educativas, com base nos ideais democráticos, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.
Se você estiver no local de uma emergência, analise a situação por alguns segundos, considerando alguns aspectos extremamente importantes. Eles o ajudarão a saber o que fazer e o que não fazer em situações de emergência, para que tudo corra bem e a vítima tenha grandes chances de sobreviver. Antes de aproximar-se da vítima, examine a área para ver se há perigos imediatos, sempre perguntando a si mesmo se a situação é segura.
Quando da criação do Ensino Fundamental de nove anos, conforme determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o processo de desenvolvimento das crianças de seis anos passou a ser encarado de forma a não se restringir somente à alfabetização e ao letramento. “Segundo essa proposta, o trabalho no primeiro ano deveria assegurar o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Saúde - Tema Transversal - Fundamental I, em Livro+DVD e Curso Online. Por isso, o currículo do primeiro ano foi organizado por áreas do conhecimento, atendendo uma visão interdisciplinar, na qual o estudo dos conteúdos possa se dar de forma articulada.
Especial - Os métodos e práticas empregados na condução das aulas do ensino (infantil, fundamental ou médio) são oportunidades grandiosas para melhorar significativamente o ensino-aprendizagem. Para isso, os educadores devem elaborar iniciativas que respondam às novas demandas da escola e às de seus estudantes.
Produzir mudas para a produção orgânica de café é bem diferente do sistema de formação para o cultivo convencional. Algumas modificações são necessárias para atender as normas intrínsecas à agricultura orgânica. A formação de mudas sadias e bem desenvolvidas é uma etapa fundamental para que o cafeicultor tenha sucesso.
É véspera do ENEM. Chegou o tão esperado dia. Após meses de estudo e preparo, não deixe tudo se perder. Use toda a sua inteligência e trate de não se estressar na véspera da prova, pois a ansiedade pode provocar insônia e uma noite mal dormida afeta a memória e provoca os temidos brancos na hora da prova. Por isso, você precisa dormir bem. Mas só se consegue isso evitando a ansiedade provocada pelo fluxo intenso do pensamento.
A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda, já que a aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.
"Dia de prova exige manejo especial. Cavalos de competição, esporte ou trabalho, despendem um esforço físico acentuado, que precisa ser compensado por uma nutrição balanceada e específica" afirma a professora Lúcia Viggiano do Curso CPT de Provas Equestres de Velocidade, com os melhores cuidados o seu cavalo obterá os melhores resultados nas provas.