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RCN para a educação infantil - Introdução ao Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.

Como compor a mesa em almoços, jantares, festas de casamentos e cerimoniais

Para compor a mesa em almoços, jantares, festas, casamentos e cerimoniais, a primeira regra é colocar tudo geometricamente espaçado. O centro exatamente no centro. Os locais à mesa, espaçados nas mesmas distâncias e os utensílios harmoniosamente colocados. A colocação dos utensílios é feita de fora para dentro. Depois de tudo bem distribuído, use a criatividade, com os arranjos florais ou com o tipo de decoração a fazer na mesa. Isso só trará elogios dos convidados.

Treinamento de Garçom - Mise-en-place básica

Após colocar as toalhas e napperons, colocar os pratos na mesa, nos lugares em frente às cadeiras. A borda do prato deve ficar alinhada com a borda da mesa. Se o prato tiver logotipo, este deve ficar no lado do prato oposto ao cliente, voltado para este. Colocar a faca de mesa do lado direito do prato, com o corte voltado para dentro. A faca deve ser alinhada com a borda lateral do prato e não pode ficar debaixo deste. A ponta do cabo da faca deve ser alinhada com a borda inferior do prato.

Qualificação em turismo rural - a importância da capacitação profissional

No mundo atual e globalizado em que vivemos, o mercado do turismo rural mostra-se cada vez mais exigente, buscando por uma colocação profissional não como uma questão de empenho ou de sorte, e sim como uma questão capacitação. Esta deve ser vista como fator determinante para o futuro dos que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho tão competitivo, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento onde trabalham, como nos hotéis fazenda. Isso nos leva a crer que, à medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável, principalmente para os profissionais como o recreacionista e o condutor ecológico, elementos-chave no turismo rural.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

PCN - o Ensino Médio e as áreas de conhecimento

Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio visam não só difundir os princípios da reforma curricular, mas também orientar o professor para que este faça uso de novas metodologias. Além disso, os PCN buscam a formação global dos alunos para que possam adquirir conhecimentos básicos e possam se preparar de forma científica, tornando-se capazes de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação. Da mesma forma, os PCN propõem o desenvolvimento dos alunos quanto à capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, bem como a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

Treinamento de Garçom - Mise-en-place completa

Colocar os pratos-base em frente às cadeiras, alinhados com a borda da mesa.Colocar a faca de mesa, do lado direito do prato, com o corte virado para dentro, com a ponta do cabo alinhada com a borda do prato.Colocar o garfo de mesa, do lado esquerdo do prato, com a ponta do cabo alinhada com a borda do prato.Dispor a faca de peixe ao lado da faca de mesa. O alinhamento é feito pelo centro das facas, onde termina o cabo e começa a lâmina.Colocar o garfo de peixe do lado esquerdo do garfo de mesa. As pontas dos dois garfos devem ficar alinhadas ou o garfo de peixe pode se sobressair um pouco acima da ponta do garfo base.

Produção de morango - replantio, colocação de filme plástico e furação do plástico entre plantas

O replantio, a colocação de filme plástico e a furação do plástico entre plantas, são algumas práticas de manejo indispensáveis à correta produção de morangos. É importante que o produtor de morangos proceda corretamente a esses tratos culturais para que obtenha sucesso na sua produção.

RCN para a educação infantil - Formação Pessoal e Social no Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

Ao nascer, a criança já possui capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, sendo um ser social com desejo de estar junto às pessoas que a cercam, interagindo e aprendendo com elas. Com o passar dos dias, a criança vai ampliando, mais e mais, suas relações sociais, interações e formas de comunicação. Isso gera segurança para que ela se expresse sem medo e aprenda, na socialização, com outras crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas. Para isso elas usam, como recursos, a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

RCN para a educação infantil - Conhecimento de Mundo no Referencial Nacional Curricular Completo e Atualizado

Ao nascer a criança se movimenta e, dia após dia, vai adquirindo controle do seu corpo, bem como interagindo com o mundo ao seu redor. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Dessa forma, a criança começa a expressar sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Em outras palavras, o movimento permite à criança agir sobre o meio físico e a se socializar, interagindo com outras crianças ou adultos.

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