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Pedras preciosas: classificação quanto à dureza, cor, transparência e pureza

Antigamente as gemas eram classificadas em pedras baratas, semipreciosas e preciosas, dependendo da sua cor, sua dureza, sua pureza e raridade. Atualmente, todas as gemas são consideradas preciosas, embora as quatro originais (diamante, rubi, safira e esmeralda) sejam geralmente, mas nem sempre, as mais valiosas. Para avaliar uma gema são necessários profissionais experientes. Por isso, abaixo, seguem alguns conceitos para ajudar quem está começando a lidar com pedras preciosas e quer aprender como conhecê-las e classificá-las.

Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Lapidação de pedras para decoração: perfil profissional, capital a ser investido e clientela

No processo de lapidação de pedras para decoração, uma pedra bruta é cortada em uma serra apropriada, até se tornar uma bela peça de decoração. Mas não somente isso, a pedra também recebe polimento e riscos próprios de cada peça. E, por fim, ela recebe o verniz que lhe garante o seu brilho. Conforme a criatividade do lapidador, forma-se qualquer peça decorativa, que pode atrair qualquer tipo de clientela, principalmente, turistas estrangeiros, que admiram a beleza de nossos mais belos minerais.

Uma profissão que vale ouro

Quem vê uma peça em ouro pronta, talvez não imagine o grande trabalho que está por trás dela. Boa parte do valor de uma joia vem da mão de obra e não somente dos materiais, ainda que o ouro e as pedras preciosas custem caro. O ourives é o artesão que fabrica objetos em metais preciosos (principalmente ouro e prata).

Lapidação pode ser feita com diversas matérias-primas

Lapidação mineral é o processo pelo qual uma pedra bruta é cortada em uma serra própria, se transformando em lindas peças de decoração. Depois, essas recebem polimento, riscos próprios de cada peça, e, em seguida, o verniz, para readquirir brilho. Pode-se formar qualquer peça, dependendo da criatividade do lapidador.

Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Gemas brasileiras: Esmeralda, Água-marinha, Topázio, Turmalina, Quartzo fumê e Ametista

Em todas as joalherias, as pedras em uma vitrine chamam a atenção. Uma pedra bem lapidada agrega valor a uma joia. Daí a importância do profissional lapidador. Quanto mais capacitado e hábil ele for, mais bela será a pedra lapidada por ele. E, no Brasil, há muitas opções de gemas a serem trabalhadas com destreza pelos lapidadores, como a Esmeralda, a Água-marinha, o Topázio, a Turmalina, o Quartzo fumê e a Ametista, diferindo umas das outras quanto à cor, transparência e dureza.

Vai avaliar cavalos? Aprenda aqui sobre as angulações

De acordo com Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, professora do Curso CPT Avaliação de Equinos: Conformação, Pelagens, Idade, Aprumos e Andamento, “o estudo das proporções garante maior entendimento entre o tipo físico e o equilíbrio gerado a partir das proporções das mais variadas regiões zootécnicas dos equinos, tendo assim colaborado para o desenvolvimento da biomecânica, gerando um melhor entendimento da movimentação dos animais.”

Como avaliar corretamente os alunos

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.

Como avaliar o chocolate e classificá-lo

Como todo produto vegetal, o chocolate também é avaliado, e suas características de qualidade são definidas em função dessa avaliação. Basicamente, avalia-se no chocolate as seguintes características: aparência, aroma, som, tato e sabor. Na avaliação da aparência, busca-se identificar se o chocolate se apresenta homogêneo, liso e brilhante. Já na avaliação quanto ao tato, verifica-se como ocorre o derretimento do chocolate quando em contato com a mão ou a boca.

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