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Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Como avaliar corretamente os alunos

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.

Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos

Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.

Professor, como encarar o erro dos alunos?

“Na espontaneidade provocada no aluno, há erros e limites. Faz-se necessário que o aluno demonstre sua verdadeira compreensão do que lhe foi proposto. Os erros construtivos têm uma determinada lógica. Há outros, porém, que não podem ser assim denominados”, ressalta a professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira, do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio.

Professores, aqui estratégias para a educação de alunos com deficiência

As estratégias de trabalho para a educação de alunos deficientes não diferem muitos das estratégias utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na aprendizagem.

Como aumentar o engajamento dos alunos no ensino remoto

O ensino remoto ocorre com mais eficiência quando há disciplina e comprometimento por parte dos alunos. Para isso, o professor deve estabelecer algumas regras, em conjunto com a turma, para que todos se vejam como parte integrante de todo o processo. Dessa forma, é possível cultivar bons relacionamentos para uma aprendizagem significativa.

Conheça algumas estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH

Alguns dos sintomas do TDAH são a impulsividade, a inquietude e a desatenção. Assim, os alunos com o transtorno podem ter seu rendimento escolar prejudicado pela dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas. Por isso, é muito importante que os educadores estejam preparados para lidar com essas características, buscando métodos e estratégias pedagógicas eficazes.

Vai avaliar cavalos? Aprenda aqui sobre as angulações

De acordo com Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, professora do Curso CPT Avaliação de Equinos: Conformação, Pelagens, Idade, Aprumos e Andamento, “o estudo das proporções garante maior entendimento entre o tipo físico e o equilíbrio gerado a partir das proporções das mais variadas regiões zootécnicas dos equinos, tendo assim colaborado para o desenvolvimento da biomecânica, gerando um melhor entendimento da movimentação dos animais.”

Avaliação da aprendizagem: um julgamento de valor

A avaliação da aprendizagem, segundo Silva (1992), é um processo sistemático, contínuo e integral que busca determinar se os objetivos educacionais foram alcançados pelos alunos. É um julgamento de valor, sendo essencial que os objetivos estejam bem definidos.

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