Especial - Julho é o mês do panificador e, para que nossos leitores conheçam um pouco mais dessa atividade e do setor de panificação, o portal CPT publicará nesta semana artigos especiais sobre temas importantes no dia a dia do panificador, cujo diferencial no mercado de trabalho é a qualificação.
Especial - O tempo de exposição dos produtos panificados deve permitir que eles permaneçam na prateleira sem que haja perdas significativas de qualidade. É normal que o envelhecimento natural do pão acarrete o desinteresse dos clientes pela mercadoria. Sendo assim, para garantir a durabilidade e a correta distribuição dos produtos nas estantes e estufas, ao determinar o prazo de validade, o panificador deve levar em consideração uma série de aspectos.
Pesquisas da ABIP - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria - apontam que as padarias e confeitarias no Brasil vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em seus dados estatísticos, as padarias, por si só, são as grandes responsáveis pelo intenso faturamento do setor de food service, criando em suas dependências áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados nas hora e, ainda, os novos produtos e variações de receitas. Por trás desse grande sucesso do setor da panificação, no entanto, encontra-se uma figura de grande importância e sem ela nada disso seria possível: o padeiro, a melhor, a maior e a mais eficiente matéria-prima do pão.
As padarias no Brasil destacam-se como excelente negócio quando comparadas ao resto do mundo. Quando administradas com criatividade, as panificadoras conseguem diversificar e agregar valor aos produtos. Atualmente, a maioria das padarias brasileiras possuem extensa variedade de produtos panificados, confeitaria, conveniência, adega, restaurante, pizzaria, entre outras opções apresentadas aos consumidores que as frequentam. Tamanha variedade a serviço do público garante não só o aumento das vendas, como também geram lucro às panificadoras e, ainda, garante o emprego de muitas pessoas. Com algumas medidas simples, saiba como é possível aumentar o volume de vendas da sua empresa:
O pão é um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares. À base de farinha de trigo, desde a sua chegada no século XIX, trazidos pelos portugueses, e espalhados por todo território nacional pelos imigrantes italianos, até hoje, nos deparamos com um mercado crescente e inovador, principalmente no que se refere aos formatos de padarias e aos diversos produtos elaborados.
O encantamento pelo pão existe nos quatro cantos do mundo e em variedades deliciosas. É um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares.
A exemplo do que acontece com todos os tipos de alimentos, os produtos panificados possuem uma vida útil limitada, que é estabelecida com base nas características de cada produto. Dessa forma, podemos dizer que o pão é um produto favorável ao desenvolvimento de microrganismos, uma vez que estes necessitam de ar, alimento (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais), água e temperatura adequados para se desenvolverem. E isso é o que encontramos em um pão.
Para que um produto panificado seja elaborado corretamente e apresente a melhor qualidade possível, é preciso, antes de tudo, utilizar ingredientes de boa qualidade. Mas este é apenas o primeiro passo, pois existem outras questões, relacionadas ao processo de fabricação, igualmente importantes e que, por isso, precisam ser levadas em consideração. E o primeiro aspecto é o entendimento correto da fermentação.
Nas produções comerciais ou industriais de produtos panificados, todos os ingredientes são devidamente pesados. Assim, as medidas de farinha, de ovos, de fermento, de manteiga, de leite, de água são quantificadas pelo seu peso, que normalmente é expresso em gramas, um tipo de medida métrica. Fazendo assim, evita-se que determinado ingrediente seja utilizado em menor ou maior quantidade, o que garantirá um melhor padrão de qualidade dos produtos, além de não cometer gastos desnecessários e desperdícios.
Estudos recentes afirmam que são poucos os segmentos da economia brasileira que crescem tanto quanto o da panificação, apresentando enorme agilidade e modernização em suas operações.