A camareira dá início ao seu trabalho a partir de sua entrada no apartamento, usando o cartão magnético: primeiro, ela deve desligar o ar-condicionado, abrir a porta da varanda, recolher a roupa de cama e banho sujas, deixando-as no carrinho, localizado na porta do apartamento. Em seguida, ela deverá repor os itens de papelaria na mesa da sala de estar e seguir para a varanda, limpando-a e posicionando seus móveis conforme o padrão estabelecido pelo hotel.
A organização dos aparadores, dos carrinhos de serviço e das mesas auxiliares (guéridons) deve ser feita diariamente, antes de cada turno de trabalho. Os passos para arrumação dos aparadores e dos guéridons são descritos a seguir: limpar os aparadores e os guéridons com pano e produto de limpeza apropriado; forrar as prateleiras dos aparadores com toalhas;
As camareiras estão incluídas no quadro de cuidados primários de um hotel, pois zelam pela comodidade dos hóspedes em seus quartos. São as responsáveis pela limpeza, arrumação e higienização do apartamento, pertencendo ao setor de governança. As funções específicas dessa profissional podem ser divididas em tarefas de limpeza e organização,
É fato dizer que o turismo nunca esteve tão em alta, movimentando cifras antes nunca imaginadas. País hospitaleiro, feliz e dono de muitas maravilhas, o Brasil sempre estará na mira dos olhares do mundo, principalmente daqueles que amam o turismo, amam viajar, amam conhecer novos destinos.
Atualmente o setor hotelaria está em expansão no mercado. Além disso, a acirrada competição bem como à exigencia dos clientes exigem que os profissionais desse ramo mostrem eficiência e treinamento adequados.
No setor hoteleiro, as atividades exercidas pelos recursos humanos (recepcionistas, porteiros, camareiras e outros) são responsáveis por agregar valor ao hotel, aumentando seu poder de competitividade no mercado. Visto desta maneira, é de fundamental importância que a gerência, antes de contratar mão de obra para a empresa, verifique se os candidatos possuem o conhecimento necessário para exercer suas atividades de modo exemplar, surpreendendo coordenação e hóspedes. Da mesma forma, a gerência dos hotéis deverá se preocupar em privar pela mão de obra especializada que já possui, fazendo o possível e o impossível para reter seus talentos. Afinal, funcionários satisfeitos com a empresa dão tudo de si e fazem do ambiente de trabalho extensão de suas casas, onde realizam suas atividades com muito esmero e carinho.
O setor de hospedagem, em hotelaria, está em fase de crescimento, com expansão acelerada da construção de novos hotéis e pousadas, no Brasil. Ao mesmo tempo, esse setor está se deparando com um mercado cada vez mais competitivo, concorrência acirrada e clientes muito exigentes e bem informados.
Encontrar profissionais capacitados para trabalhar na área de Governança tem se tornado um martírio para o setor hoteleiro. A governança, para os não muito habituados com o termo, é a área que cuida do principal produto que a hotelaria comercializa: a hospedagem. Em outras palavras, a razão do sucesso de qualquer hotel são os hóspedes. Sem eles, o estabelecimento está fadado ao fracasso. Sendo assim, a estadia dos ilustres visitantes, enquanto hospedados, deve ser regada a um atendimento perfeito, em todos os sentidos, desde a sua entrada até a sua saída, para que se sintam satisfeitos com os serviços prestados e voltem outras vezes. Fica mais fácil de entender, agora, o porque de a governança ser tão importante para a hotelaria. É exatamente este o setor que cuida de todo o bem estar dos hóspedes, tratando de distribuir as tarefas de limpeza e higienização dos apartamentos, dos corredores e das áreas públicas. Agrega, também, funções como:
EVA, em português, é a sigla de espuma vinílica acetinada, escolhida para coincidir com a do nome técnico de sua matéria-prima: etinil, vinil e acetato. Conhecida entre artesãos e artistas como EVA, é aquela borracha não tôxica aplicada em diversas atividades artesanais.
A forma de limpeza dos tapetes e carpetes irá variar de acordo com o material que é confeccionado. Os confeccionados em lã devem ser limpos com o auxílio de um aspirador de pó a vácuo. Os confeccionados em material sintético devem ser limpos com o auxílio de um pano úmido. “Alguns fatores como cor, densidade, modelo, tipo de fibra de fabricação, influenciam diretamente na durabilidade dos carpetes e tapetes”, afirma Luciana Rogéria Tebar, professora do Curso CPT Treinamento de Camareira.