A ação de brincar e o interesse da criança evoluem conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócio-afetivo, seus hábitos culturais. Por meio da brincadeira, a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe, fascinada, coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade.
A sucata pode ser definida como qualquer coisa que perdeu seu uso original, que se quebrou, que não serve mais ou que não tem mais significado. Esse material descartável, pode ser reaproveitado com um pouco de criatividade. Que tal transformar sucata em brinquedos?
Adestrar cães com brinquedos? Isso é possível? Sim, é! Os brinquedos são recursos muito importantes para se adestrar cães, pois eles os veem como uma caça, principalmente os filhotes que estão em desenvolvimento e gostam de caçar, procurar, perseguir, apreender e morder a caça. “Os cães utilizam o brinquedo para aprender, com a mãe e os irmãos a caçar, e também como forma de brincadeira. Como nosso cão de casa não precisa mais caçar, com a intenção de alimentação, eles utilizam os brinquedos para interagir com outros cães e com os seus donos”, afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães, em Livro+DVD e Curso Online.
A aprendizagem ocorre em atividades rotineiras, como brincadeiras e situações pedagógicas intencionais. Brinquedos, jogos e brincadeiras não servem apenas para divertir e distrair, são uma das principais formas de descoberta de si mesmo, dos outros e do mundo. Um brinquedo pode ser visto de maneiras diferentes na infância, seja como recolhimento e consolação; estímulo à autonomia ou associação do coletivo; meio para realização, cooperação e progresso; seja como novidade, distração e informativo.
Brincar é um verdadeiro fenômeno. Uma criança consegue brincar ainda que não possua brinquedos. Entretanto, uma vez que se pensa em dar um brinquedo a ela, é importante que ele seja adequado à sua idade e ao seu desenvolvimento. O brinquedo certo é mais do que um meio de gerar consumo e lazer. Ele é, também, uma forma de estimular a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver a inteligência, dotando-a de maior capacidade de apreensão e compreensão.
Brincar, além de ser saudável para as crainças, desenvolve a capacidade física, intelectual e motora do organismo. No entanto, para desenvolver boas atividades infantis, uma creche necessita de áreas físicas adequadas, levando-se em consideração os tipos de brinquedos que serão utilizados e o número de crianças por turma. Conheça, a seguir, alguns tipos de áreas para que você possa adequar a sua creche ou, no caso de pais leitores, verificar se elas estão de acordo com o esperado.
O jogo da memória é um brinquedo educativo e divertido. Confeccione este material e garanta a diversão das crianças. Com cores coloridas e muita criatividade, as peças ficam lindas. O número de peças utilizadas para jogar irá variar com a idade da criança.
Brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização. As crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Nem todo lixo é lixo, e pode ser reutilizado e reciclado. Com criatividade, o lixo – caixas, rolos, potes e outros – pode tornar-se um grande aliado do professor, um excelente recurso didático que contribui para o desenvolvimento da criança em vários aspectos: a criatividade, o raciocínio lógico-matemático, o conhecimento físico e social, o processo de leitura e escrita, além de despertar a consciência ecológica em nossos alunos
De acordo com Luciana Fiel, professora do Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, as crianças trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam. Enfim, as crianças revelam suas visões de mundo e suas descobertas. Nas Diretrizes Básicas da Educação, ressalta que “o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos, é uma experiência humana, rica e complexa. O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais”.