Quando somos crianças, por que é tão importante brincar? E se não brincássemos, o que aconteceria conosco? A resposta a essa pergunta é simples. Se não brincássemos, não exercitaríamos nossas habilidades sociais, emocionais, motoras e intelectuais. Deixaríamos de experimentar novos sentimentos, de vivenciar situações que ocorrem em nosso dia a dia, de nos preparar para a vida adulta
A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.
Realizar um controle eficiente do rebanho traz excelentes resultados ao pecuarista. Uma forma de fazer isso é com a identificação de cada animal com os brincos eletrônicos. Além de serem fáceis de aplicar, eles trazem importantes informações sobre o gado. Dessa forma, é possível saber as principais necessidades de cada bovino, o que otimiza a produção e economiza significativamente os recursos.
Brincar é de enorme valor e importância para a criança. Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, através de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.
Enquanto brincam, muitas vezes, as crianças não têm consciência do que estão aprendendo, do que foi exigido delas para realizar os desafios envolvidos na atividade. Por isso, pedir que alguma forma de registro seja feita após a brincadeira faz com que as crianças reflitam sobre suas ações e permite ao professor perceber se eles observaram, aprenderam e se apropriaram dos aspectos mais relevantes que foram estabelecidos como metas, ao se planejar a brincadeira escolhida.
O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, havendo várias atividades desenvolvidas por esse profissional. A palavra lúdico vem do latim ludus, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo. Nesse brincar, estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos principalmente pelas crianças. Além disso, a atividade lúdica estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança , além do desenvolvimento integral do indivíduo.
Brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização. As crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Por que brincar de pique na infância? Simplesmente porque é uma atividade de muita valia para o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. O pique-pega é uma brincadeira simples, de fácil execução e nenhum material é necessário. Desenvolve a noção espaço-temporal e movimentos fundamentais da locomoção como andar e corre, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT educação Física Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.
Enquanto as crianças brincam, muitas coisas importantes ocorrem: assimilação e apropriação da realidade humana; construção de hipóteses; elaboração de soluções para problemas; e enriquecimento da personalidade. É brincando que ela, desde os primeiros meses, começa a se descobrir e a estabelecer uma relação com o mundo que a rodeia.
A ação de brincar e o interesse da criança evoluem conforme sua faixa etária, seu desenvolvimento sócio-afetivo, seus hábitos culturais. Por meio da brincadeira, a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe, fascinada, coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade.