Na atualidade, o ramo hoteleiro vive em intensa expansão devido ao crescimento do setor turístico, além de outros fatores. Nesse meio, a necessidade de inovação é uma constante, pois este é um mercado bastante competitivo. Muitos são os desafios a serem enfrentados pelo empreendedor do ramo, como a concorrência acirrada e a modificação dos hábitos dos clientes.
Encontrar profissionais capacitados para trabalhar na área de Governança tem se tornado um martírio para o setor hoteleiro. A governança, para os não muito habituados com o termo, é a área que cuida do principal produto que a hotelaria comercializa: a hospedagem. Em outras palavras, a razão do sucesso de qualquer hotel são os hóspedes. Sem eles, o estabelecimento está fadado ao fracasso. Sendo assim, a estadia dos ilustres visitantes, enquanto hospedados, deve ser regada a um atendimento perfeito, em todos os sentidos, desde a sua entrada até a sua saída, para que se sintam satisfeitos com os serviços prestados e voltem outras vezes. Fica mais fácil de entender, agora, o porque de a governança ser tão importante para a hotelaria. É exatamente este o setor que cuida de todo o bem estar dos hóspedes, tratando de distribuir as tarefas de limpeza e higienização dos apartamentos, dos corredores e das áreas públicas. Agrega, também, funções como:
O setor hoteleiro tem tido um desenvolvimento bastante expressivo no mundo todo. No Brasil, o considerável investimento nessa área se deve principalmente aos grandes eventos esportivos com sede aqui nos próximos anos, a Copa e as Olimpíadas. A capacitação de profissionais dessa área é fundamental para que o serviço prestado aos hóspedes tenha uma qualidade que vá além das expectativas. O profissional que pretende se iniciar nesse campo e até mesmo aqueles que já estão trabalhando devem estar conscientes do quanto essa área tem crescido e precisado, portanto, adequar-se às exigências do mercado.
O mailing list é uma estratégia de comunicação para empresas hoteleiras. Faz parte do Marketing direto e consiste na elaboração de uma listagem com os dados de atuais e potenciais clientes do estabelecimento. Ele permite que o hotel entre em contato com os clientes, divulgando promoções; apresentando novas construções, reformas e melhorias; comunicando reinauguração após reformas; lançamento de um serviço novo; entre inúmeras outras razões.
De nada, ou quase nada, adianta o seu hotel possuir boa estrutura, cômodos aconchegantes, um visual chamativo, designer elegante, e muitas outras excelentes opções de descanso e lazer, se ele não possuir uma boa imagem para os clientes ou, ainda, se tais atrativos forem desconhecidos pelo público. Sendo assim, para conseguir alavancar sua audiência e atrair novos clientes para a sua empresa, a boa administração hoteleira deverá procurar por profissionais competentes, por pessoas aptas a trabalhar como relações públicas, que possam fazer todo um trabalho de divulgação e promoção do seu estabelecimento. Neste sentido, o relações públicas, à serviço do seu hotel, providenciará as seguintes ações:
Devido ao fato de o Brasil fazer parte do grande destino turístico mundial, muitos empreendimentos hoteleiros estão investindo pesado em infraestrutura moderna, oferecendo serviços diferenciados de lazer, com o intuito de atrair mais clientes. Cassinos, campos de golfe, academias, piscinas privativas, galerias de artes, belíssimas paisagens e DJs internacionais são alguns dos atrativos para alcançarem a meta. Neste sentido, os empreendimentos oferecem aos visitantes a oportunidade única de diversão e lazer, por meio de atividades ora nunca oferecidas pelo setor hoteleiro e, acreditem, de forma legalizada.
O segredo da longevidade da roupa de cama em hotéis está na boa gestão das peças. O objetivo da gestão, por sua vez, está na vida útil e a meta na rentabilidade do ciclo de vida do enxoval. Independente do público a que se destina, o enxoval está presente e, diga-se de passagem, em grande quantidade, necessitando então de hábil administração para o controle das peças (roupa de cama, mesa e banho), sob pena de pesar na receita. É certo afirmar, porém, que as roupas de cama não duram para sempre. Sendo assim, o descarte de peças desgastadas e danificadas fazem parte do processo. O que se pode fazer, enfim, a fim de diminuir as perdas, é treinar a governança no sentido de cuidar e organizar o enxoval hoteleiro para que as peças durem o máximo possível.
O crescimento do mercado hoteleiro e da concorrência nesse setor está associado ao surgimento dos mais modernos empreendimentos de hospedagem. Clientes cada vez mais exigentes buscam esses serviços, seja para negócios, férias ou ocasiões especiais.
A atividade hoteleira é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer país, uma vez que fomenta o turismo, contribui para a realização de negócios, apoia eventos e gera um grande número de empregos diretos e indiretos, entre muitos outros benefícios.
O setor de hospedagem passa por grandes transformações, com um mercado mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes e informados. Com os eventos esportivos que se aproximam e irão movimentar a economia de todo o país, tendem a crescer cada vez mais. O Governo Federal já disponibilizou verbas para promover a ampliação e modernização hoteleira, principalmente nas cidades que sediarão os jogos.