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Saiba um pouco mais sobre metodologia ativa

Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.

Caro e barato: como ensinar esses conceitos na escola?

A cada faixa etária novos conteúdos e temas devem ser introduzidos na educação de nossos alunos, de forma a assimilarem, com o tempo, todos conceitos e assuntos relevantes sobre a Educação Financeira. Segundo Michelle Gomes Lelis, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo, em Livro+DVD e Curso Online, "A idade da criança é fundamental para a internalização das informações sobre Educação Financeira. Sendo assim, de nada adiantará ensinar seus conceitos a crianças que ainda não têm capacidade cognitiva para aprendê-los. Será uma tentativa em vão".

Educação especial e Educação inclusiva: dificuldades e soluções

A principal dificuldade em relação à educação de pessoas com deficiência está no fato de tanto a família quanto os próprios educadores, terem uma ideia cristalizada que restringe a escola e a aprendizagem, de forma geral, à leitura, à escrita e aos cálculos. “O movimento pela inclusão das pessoas com deficiência só se efetivará, de fato, quando as pessoas perceberem que a educação vai muito além dos conteúdos programados por série/ciclo. A inclusão é o ápice da educação. Acolher a diferença implica educar a emoção com inteligência”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.

Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).

Artes Plásticas na Educação Infantil: atividades abertas X atividades dirigidas

O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas.

Valorize! O professor da Educ Infantil é intérprete entre a criança e o mundo

A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.

PNE - conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação

O PNE - Plano Nacional de Educação - é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Ela determina 20 metas relativas à educação no Brasil, que abrangem todos os níveis de formação principalmente a infantil, que deverão ser adequadas ou elaboradas pelos municípios e cumpridas até o ano de 2023.

Educação física: atividades de Baixa Organização (B.O.)

As atividades de Baixa Organização (Krebs, 1995) são constituídas de jogos simples, de baixa complexidade, cujo objetivo especifico é a aquisição de noções de espaço e tempo. Elas dividem-se em: Jogos de Corrida Variada, Jogos em Linha, Jogos em Círculo e Jogos de Interpretação. “A ideia foi criar um sistema que incluísse todos os jogos realizados pelas crianças da Educação Infantil, ou seja, atividades que dão ênfase ao grupo e têm como objetivo principal desenvolver a orientação espaço-temporal, estimulando a sociabilização e a criatividade”, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT educação Física Infantil, em Livro+DVD e Curso Online.

Princípios ativos de plantas medicinais. O que são?

Você já se perguntou o que uma planta precisa para ser considerada uma planta medicinal? Pois bem, para ser considerada medicinal, uma planta precisa conter um ou mais de um princípio ativo que lhe confere alguma atividade terapêutica. Mas, o que são princípios ativos?

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