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Especialista: A criança aprende a linguagem antes mesmo de usá-la

A linguagem faz parte de praticamente todas as atividades básicas da vida humana. Grande parte da aprendizagem da criança é dependente da linguagem, que constitui a base da comunicação social. A criança compreende a linguagem antes mesmo de ser capaz de usá-la de modo significativo. Por tanto, os pais e educadores devem oferecer experiências auditivas para a criança antes mesmo que ela fale, afirma Eneida Pereira Gondim, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita, em Livro+DVD e Curso Online.

Aprendizagem ativa em sala de aula: trabalho em grupos pequenos

Muitas atividades podem ser desenvolvidas em pequenos grupos, sendo muito indicadas para turmas grandes, por viabilizar, estrategicamente, a participação individual dos alunos que, nas aulas tradicionais, dificilmente teriam oportunidade de participar. “Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho”

Trabalhadores rurais: formas de trabalho, saúde e segurança no trabalho

No Brasil, aproximadamente 17,8 milhões de pessoas são trabalhadores rurais, o que corresponde a 21,1% da população economicamente ativa do país. Por formas diversas se desenvolve o trabalho no campo, assim também, os trabalhadores também são conhecidos pelas mais variadas formas.

Acidente de trabalho rural - garanta a segurança dos seus trabalhadores

É importante esclarecer, antes de mais nada, que acidente de trabalho rural é todo ato aquele que ocorre quando o empregado estiver a serviço do patrão ou da empresa, inclusive no percurso indo ou voltando do local de trabalho. E que doença profissional é aquela adquirida em função da atividade profissional do empregado, exposto a agentes agressivos à sua saúde.

RCN para a educação infantil - construção da linguagem oral e escrita

A partir do momento em que a criança fala e se comunica com adultos ou outras crianças, ela está se expressando por meio da linguagem oral. No entanto, as diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de formas bem distintas. Umas consideram o aprendizado da linguagem oral como um processo natural, que ocorre em função da maturação biológica. Outras, ao contrário, concordam que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para a aprendizagem da criança.

Acidente de trabalho rural - quanto ao transporte de trabalhadores e primeiros socorros

O transporte de trabalhadores rurais constitui-se mais uma preocupação, já que é fonte inesgotável de acidentes. Portanto, o desejável, tanto por parte dos trabalhadores quanto por parte dos contratantes, é que o transporte dos trabalhadores rurais seja feito com muita atenção e cuidado.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

Saiba um pouco mais sobre metodologia ativa

Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.

Especial trabalho: o horário de almoço conta como hora trabalhada?

A maioria dos trabalhadores não conhece a legislação trabalhistas e acabam tendo dúvidas em relação a vários pontos dela. É fundamental conhecê-la para que, acima de tudo, não haja prejuízo aos direitos do trabalhador e para que seja possível sanar todas as possíveis dúvidas que possam surgir.

Ensino individual por módulos - atividades extras

As atividades extras nada mais são do que um conjunto de atividades elaboradas com o objetivo de sanar deficiências, ou seja, têm como objetivo proporcionar a recuperação da aprendizagem. São atividades de ensino adicionais oferecidas ao aluno que demonstrou não ter alcançado os objetivos do módulo e que precisa trabalhar novamente o conteúdo em parte ou no seu todo. Embora não precisem ter o mesmo volume de trabalho e a abrangência da fase de atividades de ensino, as atividades extras deverão ser elaboradas de forma a garantir uma revisão de todo o conteúdo do módulo, utilizando recursos tão variados quanto os usados na fase de ensino.

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