Atualmente, com o aumento da concorrência e o mercado cada vez mais globalizado, as farmácias e drogarias passaram a buscar profissionais de vendas qualificados. Dessa forma, é importante frisar que o atendente de farmácia se difere de um atendente de loja, pois ele deverá ter conhecimento sobre a rotina do estabelecimento farmacêutico, como a biossegurança, os remédios e suas indicações, bem como sobre a disposição dos mesmos na prateleira. Portanto, é um profissional diferenciado, que deve ser capacitado na área de vendas, além de transmitir segurança e conhecimento, para evitar erros e gerar lucros para o estabelecimento.
Ao entrar na farmácia, o cliente deseja encontrar não só um produto de qualidade ou o bom atendimento, mas também calor humano e sinceridade. Se fosse somente para comprar produtos, hoje em dia, ele poderia fazer isso em casa mesmo, pela internet, com comodidade e segurança.
Ser atendente de farmácia ou drogaria é ser mais que um vendedor de medicamentos. Esse profissional precisa obter conhecimentos não apenas em relação ao corpo humano e aos medicamentos. Precisa saber lidar com o público, fazer um atendimento eficiente, auxiliar nas tarefas organizacionais, gerenciais e administrativas do estabelecimento, além de possuir habilidades em vendas.
Nas áreas de processamento e manipulação de alimentos, as paredes devem estar revestidas de material impermeável e lavável (ex: azulejos, placas plásticas ou aço inoxidável), ou serem construídas de material revestido com verniz impermeável até uma altura conveniente para lavagem. “Papéis de parede não laváveis, tinta à base de cal e madeira não-tratada são inadequados”
Não é difícil notar que o setor farmacêutico está em grande expansão: basta andar pelos centros comercias para que seja possível perceber o grande número de farmácias e drogarias que estão em pleno funcionamento. Por conta disso, a busca por todos os tipos de profissionais que trabalham nesses estabelecimentos também aumentou.
Quando um cliente entra em uma loja procurando por um produto, além de bom preço e qualidade, ele espera receber um bom atendimento, por isso, o atendente se torna uma peça chave para o bom funcionamento de um estabelecimento. O consumidor espera receber informações a respeito daquilo que procura e ser prontamente atendido.
No mundo das vendas, lidar com pessoas é tarefa bastante complexa, pois os indivíduos são distintos, pensando diferente uns dos outros. E pensar nestas diferenças é primordial para ser um atendente de loja de sucesso.
A recepção é a porta de entrada do hóspede, é seu primeiro contato com o hotel, por isso, é um dos seus principais setores. Assim, o recepcionista, funcionário que trabalha na recepção, deve ser um profissional capacitado, comunicativo e dedicado, pois o que leva uma pessoa a escolher determinado hotel é o boca a boca dos amigos que aprovaram a sua hospitalidade. Enfim, é essa hospitalidade verdadeira que diferencia um estabelecimento do outro.
O termo farmacocinética descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. Os processos farmacocinéticos envolvem as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. "A absorção é a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea. Para alcançar seu local de ação, os fármacos, na maioria dos casos, são obrigados a atravessar barreiras biológicas (membranas celulares no epitélio gastrintestinal, membranas plasmáticas e parede das artérias e veias)", afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia, em Livro+DVD e Curso Online.
A compostagem do lixo orgânico é, essencialmente, a transformação dos resíduos orgânicos do lixo em material humificado, chamado composto. O composto é um fertilizante orgânico preparado pela decomposição da matéria orgânica em condições favoráveis de fermentação, conduzindo essa matéria-prima a um estado de parcial ou total humificação.