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Artes Plásticas na Educação Infantil: atividades abertas X atividades dirigidas

O trabalho com Artes Plásticas na Educação Infantil amplia o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas, como escultura, pintura, e outros. Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-los, interagindo com eles, a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se por meio das artes. Assim, as crianças aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas.

Artes plásticas é uma forma de aprender com a expressão dos sentimentos

Artes plásticas são nada mais que a capacidade de moldar, modificar, reestruturar e ressignificar os mais diversos materiais na tentativa de conceber e divulgar nossos sentimentos e, principalmente, nossas ideias. É a essência do plástico. Um material inicialmente líquido que se pode transformar em qualquer tipo de utensílio, objeto, peça ou componente, necessitando apenas, nesse processo, da criatividade não só de conceber o objeto em si, mas também do processo de produção do mesmo. Por isso, artes plásticas.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

Educação Infantil: o conhecimento das artes visuais

Em uma produção artística, a criança transmite claramente o humor, por meio de representação literal (sol sorrindo ou rosto chorando) e aspectos abstratos (cores escuras ou linhas caindo para expressar tristeza); produzindo, assim, desenhos ou esculturas que parecem alegres ou tristes. Dessa forma, visando ao desenvolvimento do potencial criador da criança, a proposta para o trabalho de artes no Ensino Infantil deve ser orientada.

As artes plásticas atuam positivamente no desenvolvimento mental da criança

Na educação infantil, trabalhar com as artes plásticas é um mecanismo de grande importância para o desenvolvimento intelectual da criança. Quando ela pega no lápis e descobre seus primeiros registros no papel, começa a rabiscar obsessivamente. Ao final do seu primeiro ano de vida, porém, ela já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer, o que significa uma intensa atividade interna. Ao mesmo tempo em que a criança faz a associação de gestos e traços desenvolve sua atividade mental.

Hotéis brasileiros investem em infraestrutura diferenciada para atrair clientes

Devido ao fato de o Brasil fazer parte do grande destino turístico mundial, muitos empreendimentos hoteleiros estão investindo pesado em infraestrutura moderna, oferecendo serviços diferenciados de lazer, com o intuito de atrair mais clientes. Cassinos, campos de golfe, academias, piscinas privativas, galerias de artes, belíssimas paisagens e DJs internacionais são alguns dos atrativos para alcançarem a meta. Neste sentido, os empreendimentos oferecem aos visitantes a oportunidade única de diversão e lazer, por meio de atividades ora nunca oferecidas pelo setor hoteleiro e, acreditem, de forma legalizada.

Educação infantil - importância do desenho para o desenvolvimento da infância

É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Como possibilidade de brincar, de falar, de registrar, o desenho marca o desenvolvimento da infância e em cada estágio, ele assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças, apesar das diferenças individuais de temperamento e sensibilidade.

Confecção de fantoches de espuma em vários passos

Ligado às artes cênicas, os fantoches fazem parte do mundo infantil seja nas escolas; consultórios médicos, odontológicos e psicológicos; e em programas televisivos. Atrelado a esse crescente uso, surgiu uma atividade artesanal que pode oferecer bons lucros: a confecção de fantoches.

Confeiteiro: aprenda a fazer Merengue Francês e Merengue Italiano

A confeitaria exige mais do que conhecimento teórico e prático: exige habilidades, capricho, paciência, percepções e bom gosto. Isso é fundamental para que você consiga obter produtos saborosos e atrativos, capazes de despertar nos clientes o desejo irresistível de consumi-los.

Educação ambiental infantil desenvolve a consciência ecológica da criança

Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.

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