WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"a-partir-de-que-idade-o-aluno-deve-ser-avaliada-do-ensino-fundamental"

Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.

Quais são os objetivos do ensino fundamental, você sabe?

O ensino fundamental e o ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. “O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Saúde - Tema Transversal - Fundamental I, em Livro+DVD e Curso Online.

Como aumentar o engajamento dos alunos no ensino remoto

O ensino remoto ocorre com mais eficiência quando há disciplina e comprometimento por parte dos alunos. Para isso, o professor deve estabelecer algumas regras, em conjunto com a turma, para que todos se vejam como parte integrante de todo o processo. Dessa forma, é possível cultivar bons relacionamentos para uma aprendizagem significativa.

Professor: como ensinar bem para os alunos aprenderem mais em sala de aula

Em sala de aula, o ensino deve ser visto como um processo dinâmico, no qual a participação do aluno nas aulas é fundamental para o seu aprendizado. Para auxiliar os professores nesta tarefa, atingindo principalmente aqueles que menos aprendem, existe uma grande variedade de formas de como uma informação pode ser levada até o aluno, nas quais diversos canais representacionais podem ser combinados.

Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Professor: quando adotar os métodos de ensino individualizados e por quê?

A adoção dos métodos de ensino individualizados parte do pressuposto de que, nem sempre, é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda, já que a aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Como apresentar o tema meio ambiente a alunos do ensino fundamental

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que esse tema seja integrado as demais disciplinas, pois assim proporciona-se uma visão abrangente do tema. Sendo assim, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental 1,  oferece capacitação aos educadores que para alcançar esses objetivos primam sobretudo pela qualidade do ensino-aprendizagem e visam introduzir esse tema de forma apropriada em suas aulas. Vários tópicos que ajudarão não apenas no treinamento e preparo dos profissionais da educação como também no desenvolvimento das aulas. Confira abaixo parte do que o conteúdo do curso traz.

Ensino individual por módulos - como se desenvolvem os módulos

A lista de pré-requisitos é que indica quais os conhecimentos ou habilidades o estudante já deverá estar dominando antes de dar início a desenvolvimento daquele programa de estudos por módulos. Entretanto, esta lista deve ser elaborada de tal forma que, ao ler, o aluno compreenda que, sem estes pré-requisitos, não terá condições de desenvolver determinado módulo. No entanto, dependendo da disciplina ministrada, ou se um curso inteiro é dado em módulos, a pré-avaliação poderá ser utilizada de uma forma diferente. Nessa situação, o tema da avaliação será o conteúdo do próprio módulo. Com isso, se o aluno alcançar um bom resultado, poderá ser até mesmo dispensado de estudar aquele módulo e passar para o próximo.

Administração de Creche - a adaptação da criança é uma questão de amor e carinho

Nos primeiros dias na creche, a criança poderá estranhar um pouco, ficando irritada ou insegura. Mesmo assim, é fundamental que os pais evitem compensar a ausência com excesso de proteção, pois a criança poderá se sentir mais ansiosa ainda. Quanto ao tempo necessário para a adaptação, faz-se necessário esclarecer que este período é diferente, varia de criança para criança, é único, e deve ser avaliado individualmente. Além disto, o período de adaptação deverá ser constante, evitando ser interrompido, regado de muito amor e carinho por parte de todos os envolvidos no processo, ou seja, os colaboradores da creche e os pais.

Metodologia de ensino individual livre

O ensino individual livre é a forma mais autônoma que aluno tem para desenvolver. Entretanto, o estudo livre não pode ser encarado como atividade sem nenhum tipo de direção ou orientação. Sem direcionamento, o estudo livre tem resultados muito menos satisfatórios. Se os estudos supervisionados podem ser encarados como a forma mais básica de ensino centrado no aluno, porque são rotineiros e de aplicação simples, os estudos livres podem ser vistos de forma contrária. Isso ocorre porque, enquanto os estudos supervisionados representam o primeiro passo para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, tendo como característica a supervisão constante do professor, os estudos livres ocorrem quase sem supervisão.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?