A rentabilidade e o sucesso da pecuária de corte dependem dos manejos reprodutivo e sanitário dos bovinos. Quando realizados com base em estratégias bem estruturadas, o pecuarista consegue maximizar o desempenho reprodutivo e produtivo rebanho.
Além do custo-benefício favorável, as técnicas e tecnologias empregadas no manejo reprodutivo do gado de corte devem apresentar eficiência comprovada. No caso da inseminação artificial, por exemplo, o pecuarista alcança um retorno de quase 20% do capital investido. Quanto ao manejo sanitário do gado de corte, o pecuarista deve avaliar os índices zootécnicos do rebanho para ajudá-lo nas tomadas de decisão. Para aumentar a performance reprodutiva e produtiva do rebanho e evitar perdas com a mortalidade dos animais, é essencial seguir um programa sanitário bem elaborado, com calendário de vacinações e “controle de ectoparasitas (carrapatos) e endoparasitas (vermes).
O e-book Manejo Reprodutivo e Sanitário do Gado de Corte: Guia Essencial do Pecuarista traz informações essenciais a quem busca lucratividade na pecuária de corte. Nele, o pecuarista aprenderá sobre época e duração da estação de monta, inseminação artificial, avaliação dos touros reprodutores, avaliação das vacas ao parto, doenças da reprodução, vacinação do rebanho, controle de ecto e endoparasitas. E muito mais!