WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você conhece as três fases da combustão do fogo?

A combustão é difícil de ser compreendida porque é uma reação complexa e que envolve uma série de variáveis que dependem uma das outras e que ocorrem em um processo de retroalimentação

Você conhece as três fases da combustão do fogo?   Artigos Cursos CPT

 

A combustão é difícil de ser compreendida porque é uma reação complexa e que envolve uma série de variáveis que dependem umas das outras e que ocorrem em um processo de retroalimentação, ou seja, o produto do sistema que é o calor e o fogo é também a causa da nova combustão, dando continuidade à queima, afima Guido Assunção, professor responsável pela Aula 8 - Queimadas e suas Consequências, elaborada pelo Centro de Produções Técnicas.

A reação de combustão pode ser dividida em três fases diferentes:


- Primeira fase

A primeira fase do fogo ou da combustão, também chamada de preaquecimento, é o início do processo. O material combustível começa a se aquecer, mas a temperatura ainda é baixa, por volta de 100o C.

Nesta temperatura, o material perde umidade, principalmente por evaporação, e seca. Nesta fase, ainda não existem chamas. O calor elimina o vapor d’água e continua aquecendo o combustível.

Quando a temperatura chega próximo a 200o C, entramos na segunda fase da combustão.

- Segunda fase

Quando a temperatura chega aos 200o C, componentes do material vegetal, como a celulose, começam a se desintegrar. Nesta temperatura, também começam a desprender os gases voláteis. São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente.

Por isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo à sua superfície. A temperatura continua a subir e quando chega entre 300 e 400o C, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.

Esta é a fase que mais chama a atenção durante um incêndio.

- Terceira fase

Após a combustão em chamas, inicia-se a terceira fase, que é a combustão em brasas, onde o carvão é consumido, restando apenas cinzas.

O calor gerado é intenso, mas praticamente não existem chamas nem fumaça. Geralmente, quanto maior a quantidade de carbono, maior a quantidade de calor liberada. Esta fase é facilmente visível em churrasqueiras onde existem somente brasas, mas o calor é intenso.

Em um incêndio florestal, as três fases ocorrem simultaneamente, mas podem ser perfeitamente observadas. A primeira fase ocorre quando as folhas se enrolam e a madeira perde água, à medida que são aquecidas pelo calor das chamas que se aproximam.

Em seguida, começam as chamas e, após a sua passagem, permanece a terceira fase, quando ocorre o consumo do carvão.

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?