WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Um pouco mais sobre o Aedes Aegypti

necessita de um artrópode (insetos ou aracnídeos, como aranhas e carrapatos) capaz de hospedar, manter, conduzir e disseminar o arbovírus aos humanos, durante a fase de vida do inseto

Um poco mais sobre o Aedes Aegypti   Artigos Cursos CPT

 

O Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue e fisicamente igual ao pernilongo, como todos sabemos, tem causado muitos problemas de saúde pública.

Para tentar deter esse problema, é necessário que absolutamente todas as pessoas, independente da classe social ou profissão, munam-se de importantes informações sobre o mosquito, afinal, como diz Augusto Luís Ruegger Almeida Neves, professor responsável pela Aula 6 – Aedes Aegypti: Vírus e Doenças Associadas elaborada pelo Centro de Produções Técnicas". Para combater é necessário conhecer.

Para conhecermos melhor o mosquito Aedes Aegypti é necessário, antes de mais nada, sabermos que ele possui uma característica específica: necessita de um artrópode (insetos ou aracnídeos, como aranhas e carrapatos) capaz de hospedar, manter, conduzir e disseminar o arbovírus aos humanos, durante a fase de vida do inseto.

Mas, afinal, o que é o arbovírus, o que é a arbovirose? O termo arbovirose deriva da expressão inglesa Arthropod Borne VIRUSES, adotado em 1942.

São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus, a Febre Chikungunya e a Febre Amarela. Sem o hospedeiro artrópode, portanto, todos esses vírus causadores dessas doenças não sobrevivem e morrem.

O que devemos saber sobre o arbovírus Dengue?


Arbovírus são doenças infecciosas transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti (totalmente adaptado à vida urbana) e Aedes albopictus (prefere habitar nas matas e florestas).

O vírus da Dengue é originário do Egito, pertencente ao continente africano, e foi descoberto no início do século XIX. Sua primeira epidemia no continente americano foi no Peru. Constam, ainda, registros de surtos no Caribe, EUA, Colômbia e Venezuela. No Brasil, teve sua primeira aparição no fim do século XIX, no Rio de Janeiro – RJ e em Curitiba – PR.

O que devemos saber sobre o arbovírus Chikungunya?


O vírus Chinkungunya é originário da África e foi divulgado, conhecido, relatado e definido no Brasil em 2014. Primeiro no Oiapoque (AP) e em Feira de Santana (BA).

O que devemos saber sobre o arbovírus Zika?


O vírus Zika foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de um macaco Rhesus, na floresta Zika, em Uganda, na África. No Brasil, manifestou-se pela primeira vez em 2015, em Natal (RN). Posteriormente, em diversas regiões do país.

Na ocasião, mulheres gestantes infectadas pelo vírus Zika deram a luz a crianças com má formação da caixa encefálica, também conhecida como microcefalia. Mas ainda não é só isso. Como a proteína do vírus altera todo o metabolismo do organismo humano, os bebês também podem nascer com outras más formações além da microcefalia.

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?