WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sustentabilidade urbana: coleta seletiva de lixo e reciclagem

Reciclar preserva recursos naturais, preservar o meio ambiente, diminui o material aterrado ou jogado a céu aberto, evita poluição do ar, da terra e da água e minimiza doenças

Sustentabilidade urbana: coleta seletiva de lixo e reciclagem   Artigos Cursos CPT

 

"Durante os últimos anos no Brasil, o tema coleta seletiva e reciclagem tem sido cada vez mais lembrado pela sociedade, principalmente em escolas.

A primeira impressão da população é de que a prática desses programas é muito simples e de fácil execução pelo poder público, que cuida dos resíduos de uma cidade.

(...) É importante lembrarmos que as fases que envolvem todo o processo para que se complete e atenda as regras básicas de higiene e segurança são inúmeras.

Destacam-se as questões da estocagem, do transporte e do processamento futuro dos materiais, que dependem muito da educação do povo, dos espaços físicos e das formas de transporte. Aliados a isso, seguem-se os investimentos necessários para a implantação e a operação do sistema.

Com frequência, observamos prefeituras de cidades brasileiras que têm um sistema de limpeza mal estruturado (instalações precárias, funcionários sem uniformes e equipamentos de proteção, veículos e equipamentos em péssimo estado de conservação, falta de legislação sobre as questões de limpeza etc.), além do destino final dos resíduos urbanos longe de ser adequado, normalmente apresentado na forma de lixão" (Rodrigues, F.L., A reciclagem de resíduos e os sistemas de limpeza pública, In: Revista Limpeza Pública, nº 51. Abril, 1999.)

Nos lixões está o símbolo do despreparo dos nossos administradores públicos, quanto a uma solução adequada para o lixo de sua cidade.

Solucionar o problema do lixo a céu aberto, acabar com os depósitos de entulhos nos terrenos baldios espalhados pela cidade, deve ter prioridade de aplicação de recursos, isto é, tem de se pensar em alternativas de tratamento e reaproveitamento de resíduos.

A coleta seletiva, por sua vez, deve ser pensada sempre em associação com a melhoria do sistema de limpeza urbana como um todo (desde a ampliação da abrangência e qualidade da coleta convencional, até a adoção de um sistema sanitário adequado para a destinação final dos resíduos).

Entre as iniciativas de programas de coleta seletiva e reciclagem, estão aquelas que, "desencadeadas por organizações não-governamentais em parceria com empresas privadas tendem a dar melhores resultados sobretudo quanto à venda dos produtos e garantias de continuidade.

Exemplos existem, como as associações de catadores, de apoio a idosos ou crianças, que recebem papel, papelão e latas por meio de pontos coletores espalhados na cidade”. Nesses casos, caberá à prefeitura buscar recursos (financeiros e técnicos), para incentivar e auxiliar o programa da Coleta Seletiva.

Em diversas situações, os termos coleta seletiva e reciclagem são utilizados como sinônimos, entretanto, é importante diferenciar cada conceito.

As definições mais frequentes do conceito de Reciclagem a definem como o beneficiamento de produtos ou materiais (matéria-prima secundária) que são transformados em novos produtos, voltando, assim, para o mercado de consumo. Esses produtos ou materiais podem provir do lixo caso sejam coletados, triados e encaminhados às indústrias recicladoras.

“Reciclar é muito importante por preservar recursos naturais, e por preservar o meio ambiente, diminuindo o material aterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, da terra e da água.

Contribui, ainda, para o adequado manejo dos resíduos sólidos, minimizando os problemas com vetores e doenças associadas aos resíduos e, além disso, torna o custo da produção menor, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem”, afirma Svetlana Fialho Soria Galvarro, professora responsável pela Aula 6 - Sustentabilidade Urbana, elaborada pelo Centro de Produções Técnicas CPT.

Podem ser destacados os seguintes benefícios decorrentes da prática da reciclagem:


- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
- Diminui o desperdício;
- Diminui o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados;
- Minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos;
- Reduz o consumo de energia na produção;
- Gera renda pela comercialização dos recicláveis.

 

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?