WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sua escola tem um jornal?

Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) relata que o uso de jornais em sala de aula traz mais benefícios ao sucesso escolar do que se imagina

Sua escola tem um jornal?   Artigos Cursos CPT

 

Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) relata que o uso de jornais em sala de aula traz mais benefícios ao sucesso escolar do que se imagina.

"Além disso, melhora os hábitos de leitura, concentração e disciplina dos alunos", afirma José Mauro de Souza Lima, professor responsável pela Aula 2 – Como Montar um Jornal Escolar , elaborada pelo Centro de Produções Técnicas.

Ainda dentro da pesquisa, o uso de jornal em sala de aula amplia o universo de conhecimento, forma leitores inteligentes e críticos e, por fim, torna as aulas mais interessantes com um assunto novo a cada dia.

As escolas podem, e devem, ter os seus próprios jornais. São eles:


- Jornal institucional: informativo oficial, também chamado de jornalismo escolar, produzido pela direção da escola, contendo assuntos que interessam à comunidade escolar como um todo.

- Jornal dos estudantes: criado e produzido pelos próprios estudantes, sem a interferência dos professores ou direção, contendo informações sobre eventos, esportes, palestras entre outros. Bom exemplo é o Grêmio Estudantil.

- Jornal escolar: utilizado como recurso pedagógico, é produzido por professores e alunos dentro de um projeto educacional. Seja impresso ou mural, dá ênfase nas relações sociais internas no ambiente da instituição de ensino; contribui para o desenvolvimento da leitura e da linguagem falada através de sinais e do uso social da escrita; incentiva a participação social e interativa dos estudantes, com a valorização de alunos e professores mais atuantes e criativos, despertando neles aptidões e competências.


Portanto, o jornal escolar contribui positivamente para uma escola promovendo um ambiente colaborativo e fortalecendo as relações entre professores, alunos, funcionários e pais de alunos.

Neste sentido, o objetivo do jornal escolar vai além de ser um trabalho de grupo e divulgação de informações e anúncios. Nele, os estudantes são protagonistas da informação, desenvolvendo um espírito crítico ao tomar conhecimento de uma realidade da qual muitas vezes eles apenas ouviram falar.

São os problemas locais, as manifestações culturais e as tradições comunitárias, por exemplo.

Curiosidades sobre o Jornal


I- O jornal é um veículo de informação, ou seja, um meio usado para circular uma informação entre as pessoas. Tem como característica principal e histórica ser o meio de comunicação de massa e impresso, embora sua origem tenha sido a publicação de notícias em grandes placas de madeira ou pedra.

O primeiro jornal surgiu em Roma, 59 anos antes de Cristo e se chamava Acta Diurna. Ficava exposto em local público, onde circulavam muitas pessoas, com informações de interesse do império romano. Somente duzentos anos mais tarde, na primeira metade do século XVII, é que os jornais começaram a surgir como publicações periódicas e ganharam importância como meio de comunicação.

Resta salientar, ainda, que esses jornais modernos, também conhecidos como periódicos, nasceram em países da Europa, como Alemanha, França, Belgica e Inglaterra. No Brasil, a imprensa surgiu oficialmente em 13 de maio de 1808 e começou a circular a partir de 10 de setembro do mesmo ano, tendo recebido o nome de A Gazeta. No entanto, é na data de 1 de junho que se comemora o dia da imprensa brasileira.

 

II- Toda publicação de notícias é um jornal? Não, não é! Os jornais têm como características principais: usa o chamado papel de imprensa; tem linguagem própria, também conhecida como linguagem jornalística; é um meio de comunicação em massa, alcançando centenas e milhares de leitores; tem conteúdo genérico com notícias; possui opiniões, ilustrações e fotografias; possui diversidade de assuntos de interesse social; é de circulação regular, periódica.

 

III- Existem jornais não impressos? Sim, existem! Listam-se aqui no rádio (jornal falado ou rádio jornal), na TV (telejornal, audiovisual) e na internet (jornal eletrônico, ciberjornal ou webjornal).

 

Gostou do assunto? Conheça as Aulas CPT na área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Wikipédia.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?