A palavra empreendedorismo é uma livre tradução de entrepreneurship, e designa uma área de grande abrangência, tal como: criação de empresas por indivíduos, qualquer que ela seja; pessoa que compra uma empresa e promove inovações e assume riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir; empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais.
“O empreendedorismo está ligado à inovação e, onde ela não ocorre, somente podemos dizer que ali existe, na melhor das análises, um bom gerente”, afirma Rúbia Fonseca, professora resoensável pela Aula 5 - Administrador, elaborada pelo Centro de Produções Técnicas.
Mas, afinal, quais são as características dos empreendedores de sucesso? Eles têm algo que os diferencia dos outros? Hoje há muita concordância entre os cientistas sobre as características dos empreendedores de sucesso: traços da personalidade, atitudes e comportamentos que contribuem para alcançar o êxito nos negócios.
Mas, por que essa preocupação em identificar o perfil do empreendedor de sucesso?
Para que possamos aprender a agir adotando comportamentos e atitudes adequadas em um mercado onde a capacidade de inovar determina a sobrevivência das empresas.
É importante termos consciência, entretanto, de que ainda não se pode estabelecer uma relação absoluta de causa e efeito. Ou seja, não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor.
O que se pode dizer é que, se determinada pessoa apresenta as características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chances terá de ser bem-sucedida.
Acredita-se hoje que o empreendedor seja o motor da economia, pois se associa ao desenvolvimento econômico, inovação e aproveitamento de oportunidades em negócios.
O indivíduo dotado dos pré-requisitos necessários ao bom desempenho como empreendedor saberá aprender o que for necessário para criação, desenvolvimento e realização de sua visão. No ensino do empreendedorismo, o ser é mais importante do que o saber e do que o fazer: este será consequência das características pessoais que determinam a sua própria metodologia de aprendizagem.
Mas o que se sabe hoje, através de pesquisas em todo o mundo, sobre o perfil do empreendedor?
- O empreendedor tem um “modelo”, uma pessoa que o influencia.
- Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização.
- Trabalha sozinho.
- Tem perseverança e tenacidade.
- O fracasso é considerado um resultado como outro qualquer. O empreendedor aprende com os resultados negativos, com os próprios erros.
- Tem grande energia. É um trabalhador incansável. Ele é capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e sabe concentrar os seus esforços para alcançar resultados. Sabe fixar metas e alcançá-las. Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros no mercado, descobrir nichos.
- Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz.
- Tem sempre alto comprometimento. Crê no que faz.
- Cria situações para obter feedback (retorno) sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais
informações para o seu aprimoramento.
- Sabe buscar, utilizar e controlar recursos.
- É um sonhador realista.
- É um líder. Cria um sistema próprio de relações com empregados.
- É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo.
- Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho.
- Tece “redes de relações” moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os resultados.
- O empreendedor de sucesso conhece muito bem o ramo em que atua.
- Cultiva a imaginação e aprende a definir visões.
- Traduz seus pensamentos em ações.
- Define o que deve aprender para realizar as suas visões. Preocupa-se em aprender a aprender, porque sabe que no seu dia-a-dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros.
- Cria um método próprio de aprendizagem. Aprende a partir do que faz.
- Tem alto grau de “internalidade”, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo.
- O empreendedor não é um aventureiro; assume riscos moderados.
- Tem alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e é hábil em definir a partir do indefinido.
- Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios.
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Por Silvana Teixeira.
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