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Importância de ensinar respeito mútuo nas escolas

A preocupação em inserir o tema respeito mútuo nas escolas objetiva apoiar o aluno em sua evolução, na sua formação com relação ao respeito às diferenças entre as pessoas

Importância de ensinar respeito mútuo nas escolas   Artigos Cursos CPT

 

O tema respeito é central na moralidade. E também é complexo, remetendo-nos a diversas dimensões das relações entre os homens. Tanto a dignidade do ser humano quanto o ideal democrático de convívio social pressupõem o respeito mútuo, e não apenas o respeito unilateral, como é comum ser exigido entre professores e alunos.

“A preocupação em inserir este tema nas escolas objetiva apoiar o aluno em sua evolução, na sua formação com relação ao respeito às diferenças entre as pessoas, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura”, afirma Bruno de Moaris Cury, professor responsável pela Aula 1 – Postura Profissional do Estudante e seu Relacionamento nas Organizações, do Curso CPT de Aulas de Primeiro Emprego — Ensino Médio. 

Para isso, o professor deve trabalhar aspectos como:
— O respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático;
— O respeito ao outro e a exigência de igual respeito para si;
— O respeito ao direito seu e dos outros à discordância;
— O respeito à privacidade como direito de cada pessoa e aos contratos como acordo firmado por ambas as partes;
— O repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro;
— A compreensão de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
— O zelo pelo bom estado das dependências da escola.

A abordagem sobre o assunto deve ser feita em duas frentes diferentes: o trabalho feito no convívio escolar rotineiro, sem a preocupação com os conteúdos específicos do currículo; e a sua transversalização nas disciplinas do currículo, procurando associar iniciativas de atividades aos conteúdos ensinados na rotina da sala de aula.

É importante destacar que o convívio escolar é uma abordagem diferente daquela feita de forma transversal, nas disciplinas do currículo. Isso porque se refere a todos os alunos, independente do ano de estudo em que se encontram.


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Por Silvana Teixeira.

 

 

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