WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gravidez na adolescência: como prevenir?

É na adolescência que na maioria das vezes damos início a nossa vida sexual. Mas, o que fazer para evitar a gravidez nessa fase de nossas vidas, de forma a não comprometermos o nosso futuro?

Gravidez na adolescencia


 

Na adolescência, momento fundamental de nossas vidas, damos os nossos primeiros passos em direção ao futuro. Em qual universidade estudar, qual formação profissional seguir e onde fazer o tão sonhado intercâmbio são apenas alguns exemplos das centenas de decisões importantes a serem tomadas nessa fase, vislumbrando um futuro promissor. Também é na adolescência que na maioria das vezes damos início a nossa vida sexual e é exatamente aqui, na adolescência, que por um descuido mínimo, um único deslize apenas, podemos colocar a perder todos os nossos sonhos e projetos.

Dados recentes desenvolvidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PENAD - apontam que o Brasil possui pouco mais de 414 mil adolescentes, com idade entre 15 a 17 anos, grávidas ou já com filhos, que abandonaram seus estudos para cuidar de seus filhos, deixando a perspectiva de uma carreira de sucesso no passado.


Mas, afinal, o que fazer? Como evitar uma gravidez indesejada na adolescência?


Segundo Bruno de Morais Cury, professor responsável pela Aula 2 – Relações Sexuais e DSTs, do Curso CPT de Aulas de Saúde — Ensino Médio, “A resposta é bem simples: proteção durante o sexo. O mais certo a fazer é pesquisar e descobrir qual o melhor método contraceptivo utilizado para evitar a gravidez não só na adolescência, mas em todas as fases possíveis de ela acontecer”.


Qual o método contraceptivo mais utilizado para evitar a gravidez?


A camisinha é o método mais comum utilizado tanto para este propósito, quanto para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Existem, também, outros métodos contraceptivos, por exemplo, o Dispositivo Intrauterino (DIU), as pílulas anticoncepcionais, injeções, entre outros, cada um com o seu risco.


A quem recorrer para sanar todas as dúvidas quanto a gravidez?


Como continuar namorando se meus pais descobrirem que já estou transando? Como tirar minhas dúvidas com o médico se minha mãe irá comigo ao consultório? Como evitar a gravidez se eu não recorro a anticoncepcional? Será que é bom tomar remédio escondido dos meus pais? Essas perguntas, assim como várias outras, são comuns em adolescentes que já iniciaram sua vida sexual às escondidas. Mas, para que nada de inesperado aconteça, o melhor a fazer é ter uma conversa franca e aberta com os pais sobre como se cuidar. A verdade, apesar de difícil, é sempre o melhor caminho.


Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

 

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?