WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Drogas: saiba mais sobre elas e sua classificação

O consumo de drogas, se não for a maior, está entre as preocupações que mais atormentam muitos pais em todo o País. Por serem muitas, dividem-se em três classes: Narcóticos, Psicotrópicos e Solventes

Drogas

 

A droga não constitui problema específico dos jovens e também não se deve julgar que os vários problemas enfrentados por uma grande parte da juventude do mundo atual se relacione diretamente ao seu consumo. Ninguém ignora também que o uso de drogas, hoje em dia, é um dos mais importantes transtornos que a humanidade enfrenta, sendo um verdadeiro problema de Saúde Pública. Segundo Cid Martins Batista, professor responsável pela Aula 7 – Perigo e as Consequências das Drogas, do Curso CPT de Aulas de Saúde — Ensino Médio, “Seu consumo, se não for a maior, está entre as preocupações que mais atormentam muitos pais em todo o País, afinal, as drogas estão por aí, em todos os cantos e lugares, bem ao alcance das mãos, oferecidas aos nossos filhos, amigos e parentes por pessoas que sequer desconfiamos”.

Dentre as causas que levam as pessoas ao vício, podem ser citadas, aleatoriamente, as seguintes: curiosidade, conflito familiar, espírito grupal, fuga às responsabilidades, desorientação para o lazer, imaturidade, insegurança, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, vazio existencialista, desinformação e identificação com artistas famosos. Pesquisas realizadas no mundo todo mostram que os jovens e adolescentes estão começando a usar drogas antes dos 10 anos. Em parte, isso acontece porque eles têm fácil acesso-lhes, como a maconha, a cocaína, o crack, mas, principalmente, o álcool e o tabaco. Outro aspecto a ser considerado, e talvez o mais importante, é o relacionamento com o álcool, pois as bebidas alcoólicas são as drogas mais consumidas pelos jovens e adolescentes. Por este motivo, insiste-se na orientação de não beber na frente dos filhos.

Mas afinal, quais são as drogas mais consumidas pelos usuários e como elas são classificadas?


Segundo a definição da medicina, droga é toda substância capaz de modificar uma ou várias funções do organismo dos seres vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou comportamentais dos indivíduos. Antigamente, elas eram classificadas em drogas leves e drogas pesadas. Entre as leves, listam-se a maconha, o tabaco e o álcool. Entre as pesadas, ou seja, aquelas de maior efeito, estão o ópio e seus derivados naturais (morfina e codeína) e um produto semissintético, conhecido como heroína. Agora, com o avanço dos estudos sobre as drogas, percebeu-se que, em se tratando desse assunto, essa classificação, em leves e pesadas, não é consistente. Por questões de costumes, é possível encontrar um ou outro que as classifique à moda antiga, mas atualmente elas são classificadas de acordo com o efeito que produzem em seus usuários.

1 — Narcóticos  e entorpecentes — Narcóticos é toda substância que provoca hipnose (sono e analgesia). Entre eles estão o ópio os seus alcaloides naturais e derivados semissintéticos e sintéticos. Entorpecentes é toda substância capaz de causar torpor, isto é diminuição da atividade geral do organismo, especialmente do sistema nervoso central. Os entorpecentes, de modo geral, pertencem à classe dos narcóticos.

2 — Psicotrópicos — são as drogas a agir sobre a mente, afetando os processos mentais e emocionais, modificando a atividade psíquica e o comportamento. São psicotrópicos os barbitúricos, os tranquilizantes, as anfetaminas, os timoanalépticos, a LSD, a mescalina, o álcool e a maconha, dentre outros.

Divide-se em três grupos:
• Psicolépticos: são as drogas “deprimentes”. Entre elas estão
• Psicoanalépticos: são as drogas “estimulantes”
• Psicodislépticos: são as drogas “alucinógenos”

3 — Solventes voláteis ou Inalantes – são colas de sapateiro e de aeromodelismo, cheirinho da loló, esmaltes, acetona, benzeno, benzina, tolueno, éter, clorofórmio e outros.

As consequências do uso contínuo dessas drogas atingem a vida profissional, familiar, espiritual, afetiva, social e fisiológica de quem as usa. Alguns desses danos são irreversíveis e outros, depois de muito trabalho e dedicação, podem ser tratados, possibilitando uma nova vida.


Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.

Por Silvana Teixeira.

Salvar

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?