
A droga não constitui problema específico dos jovens e também não se deve julgar que os vários problemas enfrentados por uma grande parte da juventude do mundo atual se relacione diretamente ao seu consumo. Ninguém ignora também que o uso de drogas, hoje em dia, é um dos mais importantes transtornos que a humanidade enfrenta, sendo um verdadeiro problema de Saúde Pública. Segundo Cid Martins Batista, professor responsável pela Aula 2 – O Perigo e as Consequências das Drogas, da Série Professor Eventual, produzida pelo Cursos CPT, "Seu consumo, se não for a maior, está entre as preocupações que mais atormentam muitos pais em todo o País, afinal, as drogas estão por aí, em todos os cantos e lugares, bem ao alcance das mãos, sendo oferecidas aos nossos filhos, amigos e parentes por pessoas que sequer desconfiamos".
Dentre as causas que levam as pessoas ao vício, podem ser citadas, aleatoriamente, as seguintes: curiosidade, conflito familiar, espírito grupal, fuga às responsabilidades, desorientação para o lazer, imaturidade, insegurança, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, vazio existencialista, desinformação e identificação com artistas famosos. Pesquisas realizadas no mundo todo mostram que os jovens e adolescentes estão começando a usar drogas antes dos 10 anos de idade. Em parte, isso acontece porque eles têm fácil acesso às elas, como a maconha, a cocaína, o crack mas, principalmente, o álcool e o tabaco. Outro aspecto a ser considerado, e talvez o mais importante, é o relacionamento com o álcool, pois as bebidas alcoólicas são as drogas mais consumidas pelos jovens e adolescentes. Por este motivo, insiste-se na orientação de não beber na frente dos filhos.
Mas afinal, quais são as drogas mais consumidas pelos usuários e como elas são classificadas?
Segundo a definição da medicina, droga é toda substância capaz de modificar uma ou várias funções do organismo dos seres vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou comportamentais dos indivíduos. Antigamente, elas eram classificadas em drogas leves e drogas pesadas. Entre as leves, listam-se a maconha, o tabaco e o álcool. Entre as pesadas, ou seja, aquelas de maior efeito, estão o ópio e seus derivados naturais (morfina e codeína) e um produto semissintético, conhecido como heroína. Agora, com o avanço dos estudos sobre as drogas, percebeu-se que, em se tratando desse assunto, essa classificação, em leves e pesadas, não é consistente. Por questões de costumes, é possível encontrar um ou outro que as classifique à moda antiga, mas atualmente elas são classificadas de acordo com o efeito que produzem em seus usuários.
1- Narcóticos e entorpecentes – Narcóticos é toda substância que provoca hipnose (sono e analgesia). Entre eles estão o ópio os seus alcaloides naturais e derivados semissintéticos e sintéticos. Entorpecentes é toda substância capaz de causar torpor, isto é diminuição da atividade geral do organismo, especialmente do sistema nervoso central. Os entorpecentes, de modo geral, pertencem à classe dos narcóticos.
2- Psicotrópicos – são as drogas que agem sobre a mente, afetando os processos mentais e emocionais, modificando a atividade psíquica e o comportamento. São psicotrópicos os barbitúricos, os tranquilizantes, as anfetaminas, os timoanalépticos, a LSD, a mescalina, o álcool e a maconha, dentre outros.
Divide-se em três grupos:
- Psicolépticos: são as drogas “deprimentes”. Entre elas estão
- Psicoanalépticos: são as drogas “estimulantes”
- Psicodislépticos: são as drogas “alucinógenos”
3- Solventes voláteis ou Inalantes – são colas de sapateiro e de aeromodelismo, cheirinho da loló, esmaltes, acetona, benzeno, benzina, tolueno, éter, clorofórmio e outros.
As consequências do uso contínuo dessas drogas atingem a vida profissional, familiar, espiritual, afetiva, social e fisiológica de quem as usa. Alguns desses danos são irreversíveis e outros, depois de muito trabalho e dedicação, podem ser tratados, possibilitando uma nova vida.
Conheça toda a série CPT Professor Eventual, Volume I, disponibilizada em DVDs. Nela são abordados os seguintes temas:
Aula 1- Água: Fonte de Vida
Aula 2- Os Perigos e as Consequências das Drogas
Aula 3- Como Fazer uma Boa Redação
Aula 4- Bullying e suas Consequências
Aula 5- Relações Sexuais e DSTs
Aula 6- Criatividade
Aula 7- Reprodução Humana
Aula 8- Jovens e Facebook
Aula 9- Aproveite seu Tempo e Aprenda Mais
Aula 10- Saneamento Básico: O Grande Problema das Cidades
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.